O que fazer em Zanzibar

•PRAIAS EM NUNGWI

Areia branca, vegetação nativa e mar em tons de azul. Assim é Nungwi, uma praia fascinante localizada ao norte da ilha.

Não deixe de mergulhar nas águas mornas ou simplesmente aproveite o calor do sol tropical.

•THE ROCK

Localizado em Pingwe Beach, o The Rock é uma das atrações mais famosas da ilha. Por ficar em cima de uma rocha e rodeado pelo mar azul turquesa, o restaurante rapidamente ganhou fama entre os visitantes da ilha.

The Rock

Não se surpreenda se, ao chegar ao local, a maré estiver alta. Nesse caso, é preciso pegar um barquinho até a propriedade.

O restaurante é perfeito para experimentar a gastronomia local, tomar drinks refrescantes e curtir o visual e clima descontraído do ambiente. Como o espaço é muito disputado pelos turistas, o ideal é fazer reserva com antecedência.

•SPICE TOUR

No século XVI, as especiarias e ervas foram introduzidas na ilha por comerciantes portugueses e Zanzibar se tornou um dos maiores produtores mundiais de itens como cravo, noz-moscada e canela.

O tour leva os visitantes ao universo das especiarias e frutas tropicais, em uma fazenda orgânica com grande diversidade de plantas. É uma boa oportunidade para conhecer as áreas rurais no interior da ilha e fazer contato com o povo local.

O passeio permite ver o cultivo, saborear e conhecer as ervas, frutas tropicais, além das famosas especiarias. É uma verdadeira imersão cultural, principalmente após um almoço swahili, tradicional na região.

•PASSEIO DE BARCO (SAFÁRI BLUE)

A jornada pelo Oceano Índico engloba paradas em dois recifes de corais, banho na lagoa de manguezal e almoço repleto de frutos do mar em uma praia de muitos tons de azul.

Uma das paradas do passeio

O programa dura aproximadamente 6 horas e golfinhos podem ser vistos o ano todo. O passeio é uma delícia.

 

•STONE TOWN

O coração cultural da ilha é Stone Town, região estabelecida por comerciantes de especiarias e escravos no início do século XIX.

Caminhe pelas ruas de pedra e se familiarize rapidamente com a geografia e cultura local. No bairro histórico é fácil passear por horas por meio de um labirinto de ruas estreitas, perdendo-se facilmente em séculos de história.

Stonetown

Os guias locais oferecem excursões a pé pela região, nas quais é possível visitar mercados locais, templos, mesquitas, a antiga casa do sultão, além do memorial no antigo mercado de escravos.

Ruas – Stonetown

•JOZANI FOREST

A Floresta Jozani está localizada no centro do Parque Nacional Jozani- Chwaka Bay (35 km a sudeste de Stone Town).

A maioria das florestas indígenas da ilha foi devastada pelas construções e agricultura, mas a floresta Jozani foi declarada um parque nacional de proteção (a única na ilha). Com a interferência do homem e plantação de algumas espécies, Jozani não é mais considerada uma floresta indígena totalmente natural.

Mesmo assim, o espaço é uma ótima opção para encontrar muitas variedades indígenas de flora e fauna, incluindo o Macaco Colobus Vermelho, um dos primatas mais raros da África.

o que fazer em zanzibar - Macaco Colobos

Macaco Colobos

Os visitantes podem fazer caminhadas guiadas com duração de 45 minutos. Lagartos, camaleões e macacos são fáceis de encontrar, além de mais de 40 espécies de pássaros e borboletas.

•CHANGUU ISLAND

Conhecida também como Prison Island, a ilha já foi propriedade de um árabe que a usava como abrigo de escravos considerados rebeldes. Alguns anos depois, especificamente em 1893, foi vendida para o general Mathews que a converteu em uma prisão. No fim das contas, o local nunca foi usado com essa finalidade e acabou sendo destinado para abrigar pessoas em quarentena com diagnóstico de febre amarela nos tempos coloniais.

Changuu Island está localizada a aproximadamente 25 minutos de barco de Stone Town. A ilha oferece uma bela praia de areias brancas. Lá, é possível mergulhar com snorkel e observar a vida marinha ao redor dos corais.

Não deixe de visitar o santuário das tartarugas gigantes, que contém uma colônia importada das Seychelles no final do século XIX. O peso médio dos animais pode chegar a 200 kg e o seu tamanho impressiona os visitantes.