Rostov do Don, em russo Rostov na Donu, é a maior cidade do sul da Rússia e onde será a estreia do Brasil na Copa do Mundo 2018. Localizada na margem direita do Rio Don, o lugar é apelidado de “Portal do Cáucaso” e é habitado por mais de 1 milhão e 100 mil pessoas. Fundada em 1749, a cidade tem tudo para se tornar um dos destinos preferidos dos brasileiros nessa Copa pois sua temperatura é agradável com média de 25 graus no verão. A proximidade com a costa e a culinária regional fazem de Rostov um lugar especial.

A Copa do Mundo será recebida na cidade no recém construído estádio Rostov Arena, que tem capacidade para 45.000 lugares e uma localização bem central, o que pode ser um facilitador para quem vai assistir aos jogos.

Fonte: russia.travel

ROSTOV – COMO CHEGAR

Rostov do Don está localizada a cerca de 1000 quilômetros ao sul de Moscou e a um pouco mais de 100 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. É possível chegar de carro a partir de Moscou mas, apesar do bom estado das estradas, a viagem é bastante cansativa. Portanto, a entrada principal na cidade é pelo Aeroporto Internacional Platov, inaugurado em dezembro de 2017 e construído especialmente para a Copa do Mundo.

Por ser extremamente novo, o aeroporto ainda não conta com uma rede de transporte auxiliar tão eficiente quanto às demais cidades russas mas a tendência é que esse problema seja atenuado até a data da Copa.

O aeroporto fica a quase 50 quilômetros da cidade e, atualmente, é acessível por carro particular, táxi ou transporte público. O táxi custa em torno de 700 rublos (valor que pode subir durante a Copa) e leva cerca de 45 minutos até a cidade de Rostov.

Já o transporte público é operado por Marshrutka, nome que os russos dão a uma espécie de micro-ônibus ou van. São duas opções de marshrutka: a linha 285, que custa 95 rublos e te deixa na região mais central de Rostov, e a linha 286 que deixa na rodoviária perto da Praça Oktiabrskaya e custa 75 rublos. As duas linhas operam 24 horas com intervalos aproximados de 40 minutos. O percurso do aeroporto até a cidade de Rostov dura cerca de 3 horas, o que pode ser uma viagem cansativa.

ROSTOV – COMO CIRCULAR

Rostov do Don, diferente de várias outras sedes da Copa do Mundo na Rússia, não possui um sistema de metrô mas ainda assim tem uma malha de transporte público muito bem organizada. A cidade possui 627 linhas de ônibus, 22 linhas de trolleybus (ônibus elétrico que se move ligado a cabos de energia), 10 linhas de tramway (bonde elétrico) e 99 linhas de marshrutka (van).

Os preços são muito baratos e variam de 17 rublos para bonde a 24 rublos para van ou ônibus. É possível pagar em dinheiro ou usar o cartão de transporte da cidade (transportnaya karta) que é vendido em inúmeras bancas de jornal. A vantagem do cartão é que nele cada passagem sai mais barata. As desvantagens são que ele tem um preço inicial de 100 rublos e ele não é aceito em vans. Então acaba sendo mais vantajoso pagar as passagens em dinheiro.

Cartão de transporte / Fonte: s10.stc.all.kpcdn.net

Vale lembrar que Rostov também é uma cidade atendida por aplicativos de transporte particular como o Uber. Na Rússia os valores para esse tipo de transporte são razoavelmente em conta. É possível, por exemplo, cruzar a cidade de ponta a ponta por um valor equivalente a R$20 ou ir de um extremo da cidade até o Aeroporto Internacional por algo em torno de R$60. Esses valores podem sofrer ajustes em período de alta procura como é o caso da Copa do Mundo.

ROSTOV – ONDE SE HOSPEDAR

Rostov não é uma cidade muito grande e o sistema de transporte pode se tornar complicado para quem é turista. Portanto, a melhor região para se hospedar é a região central, nos arredores da avenida Voroshilovskiy Prospekt. Nessa área há diversas opções de restaurantes, cafés, casas de câmbio e até supermercados (muito útil para quem se hospeda em um apartamento). Essa é também a avenida principal que cruza o rio Don e leva ao estádio Rostov Arena.

Fonte: russia.travel

ROSTOV – O QUE FAZER

Clique aqui e veja o que fazer na cidade.