Kaliningrado, também conhecida por Königsberg, é uma cidade única na Rússia. Terra natal do filósofo alemão Immanuel Kant e capital mundial do âmbar (90% do âmbar mundial está localizado em Kaliningrado), a cidade foi parte da Alemanha até a Segunda Guerra Mundial. Após uma batalha histórica e a queda do nazismo, sua administração e domínio foram transferidos oficialmente para a União Soviética.

Depois de passar a fazer parte da União Soviética, Königsberg foi renomeada Kaliningrado. A população alemã remanescente foi deportada para a Alemanha, e a região passou a ter um status especial, ficando fechada à visita de estrangeiros e muito restrita à visita de russos, principalmente por ter virado centro de um dos principais grupamentos da Marinha Russa.

A região de Kaliningrado fica localizada entre Suécia, Polônia e Lituânia. Por toda essa peculiaridade, pela mistura cultural entre a Rússia e a Alemanha, a cidade passou a ser um polo turístico imperdível para quem vai visitar o país. Kaliningrado é uma região administrativa separada, ela não faz fronteira por terra com as demais cidades russas.

Durante a Copa do Mundo de 2018, ela será palco de grandes seleções como Espanha e Inglaterra, no recém-construído estádio Kaliningrad (Stadion Kaliningrad, em russo), que tem capacidade para 35 mil torcedores.

Kaliningrado - Estádio

Imagem: Reprodução/Internet (https://esporte.uol.com.br)

KALININGRADO – COMO CHEGAR 

Pela sua posição geográfica diferenciada, é possível chegar a Kaliningrado de diversas formas. Trem, avião ou, se você estiver vindo de São Petersburgo, barco. A forma mais prática, obviamente, é visitar Kaliningrado de avião. Os voos de Moscou ou São Petersburgo levam cerca de 2 horas até a cidade.

O Aeroporto Khrabrovo (Aeroporto Internacional de Kaliningrado) fica mais ou menos a 25 quilômetros do centro da cidade. Chegando ao aeroporto, você pode alugar um carro, pegar um táxi ou optar por ônibus. O táxi custará cerca de 500 rublos, um valor que provavelmente ficará mais caro durante a Copa. De ônibus, o caminho dura em torno de 40 minutos até a cidade. O número 244, que custa 80 rublos, faz o trajeto. A frequência de saída é aproximadamente de hora em hora, começando a operar às 8h20 e sendo o último horário às 22 horas. O ponto final do ônibus é bem no centro da cidade, na Central de Trens do Sul (em russo, Yujniy Vokzal).

KALININGRADO – COMO CIRCULAR

Kaliningrado é uma cidade pequena, sua população tem cerca de 500 mil habitantes. O lado bom disso é poder fazer muita coisa a pé, sem gastar tempo com trânsito. Por outro lado, a infraestrutura de transporte público não é superdesenvolvida. Quem não conhece a cidade acaba dependendo muito de táxi. A Uber ainda não está disponível por lá.

A dica para economizar é sempre negociar o valor antes. Na Rússia, é aceitável você parar um táxi, dizer aonde quer ir e você mesmo dar o valor que está disposto a pagar. O motorista provavelmente vai querer negociar , e vocês chegarão a um valor que agrade aos dois. Não estranhe se encostar um carro comum para lhe oferecer uma corrida, lá isso é bem comum.

Outra dica é instalar os aplicativos locais de táxi. Na Rússia, há dois aplicativos que são mais difundidos e são ferramentas extremamente úteis: o Gett e o Yandex Taxi. Instale esses aplicativos, mesmo que você não possa usar o seu cartão de crédito. Apenas fazendo a simulação de uma corrida, é possível ter ideia do valor justo de um trajeto.

KALININGRADO – O QUE FAZER

Clique aqui e descubra as atrações da cidade.