O QUE FAZER EM KALININGRADO

Por ter sido uma região muito fechada durante todo o pós-guerra, Kaliningrado não faz parte do roteiro convencional de turismo da Europa. Mas isso não faz da cidade um lugar menos célebre: Kaliningrado é a terra de nascimento e morte do filósofo alemão Immanuel Kant, pai da filosofia clássica alemã.

Justamente por esse fato histórico, uma das principais atrações turísticas da cidade é a Ilha de Kant, com a sua Catedral de Kaliningrado (também conhecida como Catedral de Königsberg). A Ilha de Kant, ou Knaypkhof, era um local bem povoado até a Segunda Guerra Mundial. Em 1944, ela sofreu um intenso bombardeio da força aérea inglesa, e o mais impressionante é que a única construção que se manteve de pé foi a catedral. A belíssima catedral de Kaliningrado foi construída em estilo gótico, em 1380, e preserva sua arquitetura original.

No canto nordeste da Catedral, não deixe de conhecer a tumba de Immanuel Kant, um mausoléu de traços bem marcantes, construído pelo arquiteto alemão Friedrich Lahrs.

A construção apresenta algumas atrações bem legais. Além do Museu de Kant, há também apresentações de órgão no salão principal. Os ingressos variam de 250 a 350 rublos, mas a visita vale muito, mesmo que seja para conhecer apenas a parte de fora.

VILA DOS PESCADORES E O FAROL MIRANTE

Pertinho da Catedral de Kaliningrado fica a chamada Vila dos Pescadores ou, em russo, Rybnaya Derevnya. É um quarteirão inteiro com prédios em estilo alemão, restaurantes, lojas de suvenir e uma pequena ponte que dizem trazer sorte aos casais apaixonados.

Imagem: russianvoyages.com

Você vai perceber logo que se trata de uma ponte amada por casais quando se deparar com centenas de cadeados, com nomes de casais gravados, presos nela. Essa prática de prender cadeados na ponte é muito comum na Europa.

Além disso, a Vila conta com um farol-mirante de 33 metros de altura. Subindo no farol, você tem uma vista mais abrangente da Ilha de Kant e do entorno. A entrada custa 100 rublos.

OS PORTÕES DE KALININGRADO 

A antiga Kaliningrado era uma fortaleza cercada por dez portões. Sete deles sobreviveram aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e seis viraram pontos turísticos. Se quiser conhecer as construções mais antigas da cidade (há portão construído no século XVII), esse é um roteiro super indicado. Atualmente, vários dos portões possuem funcionalidades e estão muito bem preservados.

•Portão de Brandenburg

Construído em 1657, é o único portão da cidade que ainda mantém o mesmo propósito original: servir de passagem. Suas torres são decoradas com bustos de dois militares da Prússia. Está localizado na rua Ulitsa Bagrationa, 137.

Imagem: Wikipedia

•Portão de Friedrichsburg

Localizado na rua Ulitsa Portovaya 39, esse portão é um resquício da fortaleza de mesmo nome e hoje funciona como filial do Museu do Oceano Mundial (Muzey Mirovogo Okeana), onde é possível aprender sobre a história da construção naval russa. O Portão (museu) abre de quarta a domingo, das 10h às 18h, e o ingresso custa 200 rublos.

Imagem: ocean-media.su

•Portão de Rossgarten

Localizado perto do Museu do Âmbar, na praça Ploshchad’ Marshala Vasilevskogo, o Portão de Rossgarten (Rosgartenskie Vorota, em russo) foi construído em 1705. Atualmente, funciona como um restaurante especializado em pescado. Para os padrões do Rio de Janeiro e São Paulo, os preços dos pratos são médios para caro. Um jantar pode facilmente custar 100 reais por pessoa.

Imagem: tury.ru

•Portão Sackheim

Portão Sackheim ou Zakkhaymskiye Vorota, foi construído no século 19, em substituição a um outro portão do século 17. Em 2017, ali funcionava um café e um coletivo de arte. Fica na rua Ulitsa Litovskiy Val, 63, na esquina com a avenida Moskovskiy Prospekt.

Imagem: glukovarenik.livejournal.com

•Portão Real (Koenig)

O portão símbolo da cidade, conhecido como Korolevskie Vorota, tem o nome oficial de Istoriko-Kul’turnyy Tsentr “Velikoye Posol’stvo”. Funciona como uma filial do Museu do Oceano Mundial. Abre de quarta a domingo, e a entrada custa 200 rublos. Está localizado na Ulitsa Frunze, 112.

Imagem: commons.wikimedia.org

•Portão Friedland

Localizado na rua Ulitsa Dzerzhinskogo, 30, o Portão de Friedland (em russo, Fridlandskie Vorota Muzey) abriga hoje um museu que exibe diversos objetos antigos achados em Kaliningrado, tornando possível visualizar a vida antiga da cidade. A entrada custa 200 rublos e vale a pena a visita.

Imagem: https://www.2do2go.ru

MUSEU DO ÂMBAR

Kaliningrado é considerada a capital mundial do âmbar. Por isso, você não pode deixar de visitar o Museu do Âmbar (Muzey Yantarya, em russo). Criado em 1979 e localizado nas margens do Lago Superior (Verhnee Ozero), em uma fortificação de 1853, esse museu é único na Rússia.

Imagem: ambermuseum.ru

Para quem não sabe, âmbar é uma resina fóssil produzida por uma espécie extinta de pinheiro e que solidificou em contato com o oxigênio. Depois de polida, a resina ganha coloração e transparência únicas e é muito usada como ornamento em joias. A curiosidade é que, por ser um material de milhões de anos, muitas vezes a pedra de âmbar pode conter em em seu interior insetos antigos, folhas, flores, sementes e até pequenos lagartos que nela ficaram aprisionados. Isso alimenta a imaginação e a criação de muitos mitos. Quem viu o filme Jurassic Park vai se lembrar da cena em que é mostrado um mosquito pré-histórico dentro de uma pedra oval de âmbar e que possibilitou que os cientistas do filme recriassem os dinossauros.

Âmbar – Imagem: afronte.com.br

Teorias hollywoodianas à parte, no Museu do Âmbar de Kaliningrado você vai saber como esse mineral é obtido e conhecer os diversos usos das pedras, como em utensílios, joias e objetos de decoração.

O museu fica localizado na praça Ploshchad’ Marshala Vasilevskogo, no 1. Abre diariamente das 10h às 19h. O ingresso custa 430 rublos e dá direito a todas as exposições do local. Também é possível alugar um “audioguia” por 150 rublos, disponível em quatro línguas (russo, inglês, polonês e alemão).

MORADA DOS REIS

Pertinho do Museu do Âmbar e do Portão de Rossgarten, na rua Ulitsa A. Nevskogo, 10, fica um lugar bem peculiar: a Morada dos Reis (em russo, Rezidentsiya Koroley). Trata-se de um centro de diversão, construído para remeter aos antigos castelos de Kaliningrado,  que conta com seis restaurantes, incluindo uma cervejaria própria. A sua estrutura também dispõe de atrações diversas, como pista de patinação no gelo e tubo de ar. Os restaurantes abrem por volta do meio-dia e funcionam até a meia-noite. A cervejaria funciona das 18h até as 2 da manhã, nos fins de semana.

Imagem: fotocamers.info

PARQUE DA JUVENTUDE (PARK YUNOST’)

O Parque da Juventude fica perto do Museu do Âmbar, na rua Ulitsa Tel’mana, 3. Construído após a Segunda Guerra, o parque foi repaginado no início dos anos 2000. Hoje conta com diversas atrações como labirinto de espelhos, pedalinhos na lagoa, casa de cabeça para baixo, além de uma área enorme para passeio. Nas suas dependências, há diversas opções de comida de rua e é possível ter uma bela vista da cidade andando na roda gigante. A entrada é gratuita.

Imagem: nesselbeck.ru

PRAIAS DA REGIÃO

•Orla de Yantarniy (Promenad Yantarnogo)

Para quem estiver interessado em dar um mergulho no Mar Báltico, a dica é visitar a região de Yantarniy, que fica a mais ou menos 1 hora da cidade de Kaliningrado. A praia, com áreas extensas de areia, não possui muita infraestrutura, mas a região conta com alguns restaurantes e hotéis.

Imagem: kldtur.ru

•Svetlogorsk

Com a mesma distância de Kaliningrado (cerca de 1 hora), Svetlogorsk é uma opção de praia para quem não quer abrir mão de infraestrutura. A cidade oferece uma arquitetura muito bonita, diversos restaurantes, galerias de lojas em estilo alemão e muito mais. A praia, no entanto, não tem um ar tão intocado quanto a orla de Yantarniy.

Imagem: arenda39.info

KALININGRADO – ONDE COMER

Kaliningrado  possui uma culinária bem diversificada e conta com diversos estabelecimentos muito criativos e bem decorados. Aventurar-se pela cidade, descobrindo novos restaurantes, pode ser uma experiência muito prazerosa pois há vários deles com conceitos bem interessantes. Aqui vai uma listinha para ajudar nessa experiência gastronômica:

•Britannica Pub (Rua Ulitsa Gorkogo, 2)

Um pub inglês que serve desde chás até cervejas variadas. As comidas também são bem diversificadas, e o valor por pessoa fica em torno de 60 reais, em média.

Imagem: britannicaproject.ru

•London Pub (Avenida Prospekt Mira 33)

O restaurante ocupa um espaço que, antes da Segunda Guerra Mundial, funcionava como Consulado-Geral da União Soviética em Konigsberg. A casa serve  não só carnes e hambúrgueres, mas também alguns pratos exóticos. O valor em média fica 60 reais por pessoa.

•Kiberda (Rua Ulitsa Komsomolskaya, 91)

Mais um pub, o Kiberda fica  em um porão. O lugar serve pratos tradicionais ingleses como fish and chips e também pratos tradicionais russos, como pelmeni. O valor individual fica em torno de 40 reais.

Imagem: tvoybro.com

•Restaurante Parmezan (Rua Ulitsa Karla Marksa,18)

Dos mesmos donos do pub Britannica, o Parmezan é especializado em comida italiana. O valor individual é em torno de 40 reais.

o que fazer em Kaliningrado - Restaurante Parmezan

Imagem: britannicaproject.ru

•Zotler Bier (Avenida Prospekt Leninskiy, 3)

Restaurante especializado em comida alemã e que se diz um restaurante da Bavária. O valor individual está em torno de 60 reais.

OBS: Custos baseados em 2017.