ESTÁ PLANEJANDO UM BATE E VOLTA DE CARRO NO FINAL DE SEMANA? SAIBA QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A PREVENÇÃO DA COVID-19.

Nas últimas semanas, os estados estão retomando gradativamente as atividades econômicas e caminham para fases mais flexíveis da quarentena. Nesse novo cenário, as curtas viagens com veículo próprio e fora de aglomerações, se tornaram uma alternativa para as pessoas que desejam fazer um bate e volta seguro.

Apesar do carro particular ser uma forma de locomoção mais segura, alguns cuidados básicos devem ser tomados para reduzir a chance de transmissão do vírus. Segundo a Dra. Cláudia Barreto, os cuidados redobrados com a higiene e o uso de alguns equipamentos, como as máscaras, devem ser mantidos por tempo indeterminado. Além disso, a médica reforça outros protocolos de segurança:  

Abastecimento, lojas de conveniência e banheiros públicos: pode ser necessário fazer uma parada para abastecer o veículo, comprar um lanche em uma loja de conveniência, ou até o uso de um banheiro público. Esses são possíveis pontos de contaminação, onde existe a chance de contrair o vírus. O recomendado é a utilização da máscara respiratória e a higienização das mãos ao voltar para o veículo, diz a médica.   

Pedágio: se o pedágio estiver na rota da viagem, será necessário a utilização da máscara no momento da abertura do vidro do carro. “Outro erro comum, é efetuar o pagamento com dinheiro em espécie ou cartão de crédito, e deixar de higienizar as mãos ao término do processo. “Após o pagamento, o motorista deve fazer a higienização com álcool em gel e seguir a viagem em segurança”, pontua a médica.  

Limpeza do veículo: é recomendado manter o interior do carro limpo, garantindo que o volante, o painel do carro, os bancos, o cinto de segurança e fivela, o freio de mão, câmbio, rádio e até os tapetes, sejam higienizados. A médica ainda reforça que, antes de entrar no veículo, os passageiros higienizem as mãos e as solas dos calçados. 

Contudo, apesar da indicação dos cuidados necessários em um bate e volta de carro, é recomendado manter o distanciamento social e respeitar todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

>Se você está com sintomas de gripe, fique em casa por 14 dias e siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento domiciliar.

>Tem dúvidas sobre o Coronavírus? O Ministério da Saúde montou um guia com diversas informações relevantes. Acesse aqui