Lua de Mel em Trancoso

Gabriel e Tamyres se conheceram no ambiente de trabalho, mas o amor nasceu nos corredores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.

Segundo o horóscopo, os signos de Câncer e Escorpião costumam se entregar completamente e uma relação entre eles será sempre sinônimo de intensidade. Foi exatamente assim que aconteceu com o casal carioca, que, em pouco tempo de namoro, já não conseguia mais se desgrudar.

O noivado aconteceu em uma viagem para Itacaré, na Bahia, após uma trilha de quatro horas até uma praia maravilhosa. Gabriel acredita que Tamyres foi vencida pelo cansaço do percurso e, por isso, logo aceitou o pedido. Mas o importante é que, naquele momento, a Bahia se consagrava como pano de fundo para um dos momentos mais especiais do casal.

A lua de mel não poderia ser em outro lugar. O geólogo e a engenheira arrumaram as malas e partiram para Trancoso. Desta vez, sem trilhas no roteiro da viagem.

•Como foi feita a seleção dos destinos? 

Adoramos a Bahia porque foi lá que ficamos noivos. Então, decidimos voltar para a lua de mel. Não gostamos de lugares muito badalados. Por isso, estávamos na dúvida entre Trancoso e Boipeba. Como queríamos um pouco mais de conforto, optamos por Trancoso.

•Qual foi a duração da viagem e quantos dias vocês ficaram em cada cidade? Acharam os dias suficientes?

Ficamos de segunda a sábado em Trancoso e achamos que sete dias foram suficientes. Tiveram algumas praias que não conseguimos tempo para conhecer e outras que gostaríamos de ter voltado.

•Como vocês chegaram ao destino?

Pegamos um voo no Rio de Janeiro para Porto Seguro, com conexão em Belo Horizonte. Lá, alugamos um carro para ficar conosco durante toda a viagem, e o percurso até Trancoso levou, mais ou menos, 1h30. Durante o caminho, tivemos que pegar uma balsa. Uma dica importante é alugar carro durante toda a estadia no destino.

•Como estava o clima nas cidades? Calor ou frio?

Muito sol durante todos os dias, mas por incrível que pareça, não estava muito calor e a cidade é bem fresca. Deve ser porque fomos durante o mês de agosto.

Praia do Espelho – Dias ensolarados em agosto

•Se tem uma coisa que impressiona em Trancoso é a quantidade de excelentes restaurantes. Qual é a comida típica da região e quais restaurantes vocês indicam aos casais? 

Os restaurantes são maravilhosos, mas também são muito caros. Experimentamos a comida típica por duas vezes: a moqueca do Silvana e Cia. O local é famoso e a Angélica já até gravou o programa Estrelas, da TV Globo, no estabelecimento.

Restaurante Silvana e Cia

A moqueca é maravilhosa e preparada com temperos locais (biri-biri e pimenta limão), leva pouco dendê e, no lugar de coentro, eles usam salsinha. O sabor é incrível.

Nós pagamos 150 reais no prato, que serve bem duas pessoas. Vale destacar o atendimento, que foi ótimo também.

A tapioca da barraquinha – na entrada do local conhecido como Quadrado de Trancoso – também é bem típica e deliciosa. Tamyres fez até amizade com a moça da barraquinha, de tanto que comeu (risos).

Tamyres aproveitando a iguaria nordestina

Comemos em outros restaurantes famosos também. O Cacau é bem gostoso, o Capim Limão é maravilhoso, mas todos possuem um custo elevado, uma média de 250 reais o casal, por refeição.

O único lugar que comemos e não gostamos foi a pizzaria Maritaca. Além do alto custo (média de 90 reais), a massa era muito pesada e não dava para sentir o gosto. Não recomendo.

•Contem um pouquinho sobre as atrações de Trancoso. 

Tem muita coisa para conhecer em Trancoso e arredores. As praias de Coqueiros e Nativos são separadas por rios, nos quais é possível tomar banho de água doce. A praia de Rio da Barra também é bem legal, mas você precisa entrar por um condomínio que cobra estacionamento (média de 30 reais).

Praia dos Nativos

Todos os quiosques por lá cobram consumação mínima, que varia de 100 a 200 reais. Nós costumávamos almoçar nos quiosques para garantir a consumação diária. O melhor deles é o Uxua, que fica entre as praias dos Nativos e Coqueiros.

Quiosque Uxua

A praia do Espelho é outra atração bem conhecida e fica, mais ou menos, a uns 40 minutos de carro de Trancoso. A praia é linda, com muitos coqueiros e falésias na beira do mar e estrutura para passar o dia. No local também é necessário pagar estacionamento e consumação mínima.

Tamyres curtindo a Praia do Espelho

Como é o clima nas praias? A água do mar é quentinha?

A água é transparente, quente e bem calma.

Vocês foram até Caraíva? Caso sim, acreditam que a beleza do lugar justifica o longo percurso até o vilarejo?

Fomos até Caraíva e levamos umas 2h30 para chegar, até porque a estrada estava muito ruim. Para chegar até a parte turística, é necessário atravessar de canoa.

Vale muito a pena visitar Caraíva. A vila é linda, superaconchegante e o lugar parece que parou no tempo (exceto por alguns hotéis). Ficamos em uma barraca na beira rio. Neste dia, o mar estava bem batido. O banho de rio era delicioso, com uma paisagem maravilhosa e um lindo pôr do sol. Nos arrependemos de não termos dormido um dia em Caraíva e tivemos que voltar no fim do dia.

 

Qual foi o ponto alto da viagem?

Caraíva, com certeza!

•Qual é a média de gastos por dia/casal?

Trancoso é um lugar bem caro e elitizado, na parte turística do Quadrado, especificamente. Tirando hotel e aluguel de carro, nós calculamos uma média de 400 reais por dia. Os restaurantes por lá são bem caros, mas dá para encontrar opções mais baratas também.

 

•Em qual hotel vocês se hospedaram? Consideram uma boa escolha?

Ficamos na Pousada Quarto Crescente e foi tudo maravilhoso. A pousada e o quarto eram lindos e a possibilidade de ir a pé para o Quadrado é um fator positivo.

 

A pousada tem um café da manhã maravilhoso (tapioca e omelete de vários sabores feitos na hora), chá da tarde que mais parece outro café da manhã, e também oferecem sopa à noite. Além disso, brigadeiro de colher e pipoca estão liberados durante o dia inteiro.

Os funcionários são supereducados e simpáticos e o dono da pousada nos dava dicas ótimas de Trancoso. Achamos o custo benefício excelente!

A pousada Uxuá (que é a mais badalada por lá) é bem bonita também, mas pelo custo benefício, preferimos a Quarto Crescente e não nos arrependemos.

•Que dicas vocês dariam para os casais que optarem pelo mesmo roteiro de vocês?

Visitem Trancoso! O lugar é maravilhoso e não poderíamos ter escolhido destino melhor para a nossa lua de mel. É uma região tranquila (fora do verão), que combina praias e rios paradisíacos, restaurantes deliciosos e hotéis muito bem estruturados. Se puderem, durmam pelo menos uma noite em Caraíva e fujam de Porto Seguro, pelo menos se quiserem tranquilidade (risos).

• FAVORITE CHECKLIST •

Destino favorito? Trancoso.

Melhor passeio? Caraíva.

Melhor restaurante? Silvana e Cia.

HOTEL SELECIONADO

Trancoso – Pousada Quarto Crescente

 

TRANSPORTE DURANTE A VIAGEM:

Rio de Janeiro – Porto Seguro (avião).

Porto Seguro – Trancoso (carro).

ENTREVISTADO: Gabriel Bastos.

FOTOS: Gabriel Bastos e Tamyres Leal.

Localização: Trancoso está localizado a 70km de Porto Seguro e a mais de 700km de Salvador.

Quando ir: É possível visitar o vilarejo em qualquer época. Faz calor durante todos os meses e as chuvas são distribuídas ao longo do ano, ou seja, pode chover em qualquer época. Geralmente os meses de março, abril e maio registram uma quantidade maior de dias chuvosos.

Se você busca sossego, evite viajar durante o verão (dezembro a março), período mais badalado. Agosto e setembro são meses mais calmos e a incidência de chuvas é bem menor.

Onde se hospedar: Trancoso pode ser dividida em três áreas: Quadrado, praias ao Sul e praias ao Norte.

O Quadrado é um lugar bem charmoso, localizado no alto das falésias. O cenário é composto por uma pracinha, ambiente rústico, casas coloridas, igrejinha e restaurantes que iluminam a área com velas e lamparinas durante a noite. É um lugar muito indicado para hospedagem, com opções refinadas e disputadas na alta temporada.

Para quem não abre mão de ficar “pé-na-areia” e bem perto do mar, o ideal é se hospedar perto das praias ao Sul ou ao Norte.

LUA DE MEL EM TRANCOSO 

Ficou animado com o roteiro? O Modo Férias passou o verão na Bahia e para te inspirar ainda mais, separou alguns cliques de Trancoso e Caraíva, destinos por onde o casal passou. Confira abaixo:

CARAÍVA 

Corumbau – Extremo sul da Bahia

Nomeada como um lugar distante no meio do paraíso, a tranquilidade em Corumbau reina o ano inteiro.

 

TRANCOSO 

Vista da Praia do Espelho.

Lua de Mel em Trancoso

O Quadrado de Trancoso ganha um charme especial com sua Igrejinha e casinhas coloridas. Uma visita ao Quadrado a noite é imperdível, são diversos restaurantes à meia luz.

 

Durante o dia, a atração é curtir qualquer uma das inúmeras praias da região.

Praia do Espelho