CHIP DE CELULAR NA RÚSSIA

Se conectar à internet pelo seu celular na Rússia é muito útil. As companhias telefônicas brasileiras disponibilizam a opção de roaming internacional, as tarifas costumam ser bem caras e cobradas por dia usado. Porém existem algumas opções oferecidas pelas companhias russas bem econômicas e outras para quem já quer chegar ao país conectado.

• Por que ter um chip é útil para o turista na Rússia?

O primeiro benefício é a conexão à internet. Estar conectado também ajudará muito a se locomover pela cidade, através de aplicativos de mapas, e até mesmo a traduzir textos em russo em tempo real com aplicativos como Google Tradutor. Não fala russo? Clique aqui e veja mais dicas para “se virar” no país.

• Comprar um chip russo

Comprar um chip SIM card russo para conectar seu celular à internet ou fazer ligações é bastante econômico. Basta você ir a alguma das diversas lojas de companhias telefônicas e apresentar seu passaporte.

Além do preço baixo, o benefício de ter um chip local é poder utilizar serviços locais como pedido de táxi online, delivery de comida e diversos outros que pedem confirmação por SMS. Você não consegue ter acesso a esses serviços se não tiver um número local. Além disso, muitas vezes chamadas internacionais de um chip local costumam ser mais baratas que ligações em roaming.

As principais operadoras locais são: Megafon, Beeline e MTS.

Comprar um chip russo – Megafon

A Megafon tem tarifas que começam em 500 rublos (aproximadamente 30 reais), que incluem 10gb de internet e 300 minutos em ligações.

No site da companhia telefônica existe uma tarifa específica para turistas estrangeiros chamada “Hello”. Essa tarifa funciona como um pré-pago, custa 1400 rublos (aproximadamente 80 reais) e tem duração pelo período de 14 dias.

O que está incluído no pacote “Hello”: ligações locais ilimitadas, 30 minutos para ligações internacionais para determinados países (inclui Brasil), 30 SMS (inclusive internacional), acesso ilimitado às redes sociais (whatsapp, facebook, instagram e viber) e 6GB de internet.

Comprar um chip russo – Beeline

Já a Beeline tem uma forma de cobrança um pouco diferente. Eles cobram diariamente. Você carrega com o valor que quiser e ele vai descontando diariamente um dinheiro, baseado na tarifa que você escolheu.
A tarifa mais básica da Beeline custa 13 rublos por dia, o que equivale a cerca de R$0,80 (25 reais por mês no total). Essa tarifa inclui 3GB de internet, 300 minutos em ligações locais e 300 SMS. Outra diferença da Beeline é que você pode trocar SMS por mais internet, por exemplo.

Comprar um chip russo – MTS

Na MTS, a tarifa mais básica também começa em 500 rublos. Nessa tarifa estão incluídos 100 minutos de ligações, 7GB de internet e navegação gratuita para Facebook, Instagram, Whatsapp e Youtube.

• Onde achar esses chips russos para comprar?

As companhias telefônicas tem uma rede de lojas bem ampla pelas cidades e são facilmente reconhecíveis nas ruas. Você poderá achá-las no aeroporto, próximas às estações de metrô, em ruas com comércio e em shoppings.

Você deve fazer o pagamento na loja de acordo com o plano contratado. Depois, você poderá recarregar em qualquer loja ou até mesmo pelo site através de cartão de crédito.

• Chip para quem já quer chegar conectado

Caso queira já chegar conectado, uma ótima opção é contratar um plano da EasySim4. A empresa é revendedora autorizada da T-Mobile, uma das maiores operadoras de telefonia nos EUA. Ela oferece chips com internet ilimitada de pelo menos 2G de velocidade em até 140 países, entre eles a Rússia. Você recebe o chip na sua casa antes da viagem e já chega no país podendo utilizar a internet. Clique aqui para saber mais e efetuar a compra.