Valparaíso, Valpo para os íntimos, está localizada a 120km a oeste de Santiago e é uma das cidades chilenas mais culturalmente ativas.

É mundialmente conhecida por sua cultura boêmia, por suas casas coloridas e pelas incríveis vistas para o mar. É uma cidade portuária e foi declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2003.

A primeira impressão de Valparaíso não é das melhores, mas quando você começa a subir e a andar pelas ruas, você automaticamente vai sendo conquistado.

valparaiso_ruas

Valpo é constituída de diversos cerros (colinas) com vista para o oceano, suas encostas são cobertas por casas coloridas e muros grafitados cheios de artes. É um dos principais portos do Chile. Caminhar é uma das melhores maneiras de experimentar Valparaíso.

Se tiver a oportunidade, passe uma noite na cidade e de preferência uma sexta ou sábado. Você vai conhecer melhor os bairros e vai aproveitar as noites mais movimentadas de Valpo. Ver a cidade a noite acesa, tomando um drink em algum de seus rooftop bars, é uma delícia!

valparaiso_restaurante

valparaiso_noite

Vista à noite

VALPARAÍSO – ONDE FICAR

Priorize ficar na região do Cerro Alegre. É onde ficam restaurantes e bares super legais, então vai ser mais fácil de sair à noite. Evite a parte baixa e próxima ao porto,  procure hotéis na parte alta, que é onde estão as melhores vistas da cidade.

valparaiso_detalhes_2

Valparaíso: beleza nos detalhes

VALPARAÍSO – COMO CIRCULAR

Para se locomover com mais facilidade da parte baixa da cidade para o alto dos cerros (morros), utilize os “ascensores” (elevadores).

Ascensor Concepcion

O mais antigo da cidade. Vai até o Cerro Concepcion. Liga a rua Esmeralda ao Paseo Gervasoni. Custa 300 pesos.

Ascensor Reina Victoria

Esse funicular foi construído em 1902. Uma viagem de aproximadamente 40 metros, em sua maior parte na vertical, liga a Avenida Elías (na região da Praça Aníbal Pinto) com o Cerro Concepción, em uma parte diferente da que leva o Ascensor Concepcion. Custa 100 pesos.

Ascensor Artilleria

Localizado junto ao porto, é uma maneira conveniente de chegar ao Museu Nacional Marítimo. Ele parte da cidade baixa da Plaza Weelwright e chega ao Paseo 21 de Mayo. Custa 300 pesos.

Ascensor El Peral

O íngreme funicular El Peral foi construído em 1902 e é considerado um monumento nacional. Ele funciona a 52 metros do Palácio da Justiça, à beira da Praça Sotomayor e vai até o Paseo Yugoslavo no Cerro Alegre, onde fica o Palácio Baburizza e seu Museu de Belas Artes.

valparaiso_porto

VALPARAÍSO – COMO CHEGAR A PARTIR DE SANTIAGO

Valparaíso não tem um aeroporto próprio. O aeroporto comercial mais próximo é o aeroporto de Santiago, o Arturo Merino Benitez (SCL).

Muitas agências oferecem passeios de bate e volta, combinando Valparaíso e a vizinha Viña del Mar. Mas é muito fácil e econômico chegar de ônibus. Basta ir até a estação de metrô Pajaritos. Nessa mesma estação está o Terminal Rodoviário Pajaritos, onde ônibus das empresas Pullman e Turbus saem com bastante frequência (de 15 em 15 minutos).

Ir de carro também tem suas vantagens. Você terá mais mobilidade para esticar a viagem e poderá, por exemplo, conhecer Isla Negra, lugar onde está localizada uma das casas de Pablo Neruda. Não esqueça de optar por hotéis que tenham estacionamento.

Entre Valparaíso e Viña del Mar, prefira ir de ônibus do que de metrô. Além de ser mais caro, o metrô vai te deixar mais distante do relógio de flores, um bom lugar para começar seu passeio em Viña. Já o ônibus te deixará em frente.

VALPARAÍSO – O QUE FAZER

Valparaíso é a cidade da arte do graffiti, por isso passeie e explore suas ruas e ladeiras. Além disso, a cidade é cheia de cerros com vistas incríveis e de restaurantes super elegantes.

arte_valparaiso

arte_valparaiso_2

Plaza Sotomayor e o porto de Valparaíso

A praça mais imponente de Valparaíso, é também a porta de entrada para o porto, principal atividade econômica da cidade. No norte da praça, está o monumento Los Héroes de Iquique, que homenageia Arturo Prat e outros heróis da Guerra do Pacífico. No meio da praça é o Museo del Sitio.

Cerro Concepción

É uma das muitas partes altas da cidade e um dos lugares favoritos dos turistas. Neste cerro, você terá vistas incríveis da cidade e diversos restaurantes. Para chegar, basta pegar o elevador com o mesmo nome, o Ascensor Concepcion. Não deixe de passar e conhecer a famosa e panorâmica rua Paseo Gervasoni, um trecho pitoresco da cidade.

Valparaíso

valparaiso_detalhes

Paseo 21 de Mayo

Localizado na encosta do cerro Artillería, o Paseo 21 de Mayo é uma das varandas naturais de Valparaíso. Com uma linda vista da cidade, o acesso é feito pelo ascensor Artillería.

Cerro Alegre

Um ícone cultural de Valparaíso, o Cerro Alegre fica no alto de uma montanha e é um lugar cercado de cultura, ruas coloridas com arte, bares  e restaurantes. Para chegar a partir da praça Sotomayor, basta pegar o Ascensor El Peral. Nessa região multicultural, há chilenos e estrangeiros fazendo arte das mais diversas formas.

Museus

A cidade abriga museus dos mais variados temas: arqueologia, história naval, pinturas, ciência, poemas e arte.

O Museu de História Natural de Valparaíso, que tem em seu acervo milhares de peças arqueológicas e fósseis, além de uma parte com um estudo do clima e o ecossistema do Chile.

O Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso expõe diversos quadros de artistas chilenos e europeus dos séculos XIX e XX.

O Museu Naval e Marítimo mostra peças e relíquias do século XIX que contam a história naval do Chile.

O Museu a Céu Aberto  é uma grande exposição da arte urbana, composta por 20 murais expostos em muros de rua, no bairro Cerro Bellavista.

O Museu Casa La Sebastiana é mais uma das casas que pertenceu a Pablo Neruda. Era um refúgio da agitação de Santiago. A casa tem 5 andares e uma linda vista para a baía de Valparaíso.

 

banner_mododica2

Como Valparaíso é uma cidade para se desbravar a pé, a dica é fazer um “free walking tour”. Basicamente, é um tour gratuito e guiado a pé, onde no final você pode dar uma contribuição em dinheiro no valor que quiser.

A Tours for tips faz dois tours por dia, um pela manhã e outro ao entardecer.

O tour “Valparaiso Highlights” é um tour principal de 3 horas de duração e parte todos os dias às 15h da praça Sotomayor. Basta procurar as pessoas vestidas com a blusa listrada do Wally. Esse tour mostra os principais pontos da cidade, da parte baixo ao alto das montanhas.

Já o tour “Valparaiso Offbeat” parte do mesmo local, diariamente, às 10h. A proposta desse segundo tour é levar o turista a lugares onde só os locais costumam frequentar e mostrar outras partes de Valparaiso. Evite andar sozinho por áereas mais desertas e menos turísticas da cidade.

banner_mododica_

valparaiso_arte_noite

 

banner_destinosproximos

banner_mododica_

Posts Relacionados