O QUE FAZER EM FERNANDO DE NORONHA?

A parte mais difícil é organizar o seu tempo na ilha. Inúmeras atividades são oferecidas e grande parte delas são bem interessantes. Montar um roteiro será necessário pois alguns passeios precisam de agendamento prévio. De todo modo alguns contratempos podem afetar todo o seu planejamento. Em Noronha o fator clima/maré é quem dita as condições de realização de uma atividade, portanto será muito comum você precisar alterar a ordem do roteiro no meio da viagem.

Uma forma de se situar é entender que a ilha está dividida entre o Mar de Dentro e o Mar de Fora. O primeiro está localizado do lado do Brasil e possui dez praias e duas baías. O mar acaba sendo mais calmo pela proteção dos ventos. O segundo fica do lado da África e conta com quatro praias, uma enseada, um conjunto de piscinas nas rochas e duas áreas de contemplação. O mar é bem mais agitado, tendo vários pontos sem indicação de banho.

O mapa abaixo será bem útil para reconhecimento inicial da ilha:

Fonte: www.prontotecnologia.com.br

PRAIAS – MAR DE DENTRO

•BAÍA DOS PORCOS

Mistura cênica de rochas com um mar puramente cristalino. O seu maior atributo é justamente a transparência das águas. A Baía dos Porcos concorre em pé de igualdade com a vizinha Praia do Sancho. Ô disputa acirrada!

fernando-de-noronha-baia-dos-porcos

A melhor dica antes de programar uma visita é verificar a tábua das marés. Como sua faixa de areia é bem curta, não é possível curtir a Baía com a maré cheia.

O acesso pode ser feito pela praia Cacimba do Padre e será necessário caminhar alguns metros pelas pedras. O impacto ao chegar já é enorme. A imagem parece uma miragem e fica difícil acreditar como um lugar pode ser tão lindo.

baia-dos-porcos

Algumas piscininhas naturais são formadas logo na entrada, dando a possibilidade de um banho inicial.

piscinas-naturais-baia-dos-porcos

No final da praia existe uma piscina natural muito preservada. É um local ótimo para fazer fotos, porém é proibido entrar em suas águas. Respeite as regras e ajude a continuar preservando a natureza.

noronha-baia-dos-porcos

Piscina natural

•PRAIA DO SANCHO

O Sancho é a estrela da ilha. Sua beleza já o fez ganhar o título de praia mais bonita do Brasil. A danada realmente merece esse destaque, basta olhar a foto abaixo para entender o motivo de tanta adoração por quem por ali passa.

sancho

Suas águas são uma das mais límpidas presentes em Noronha. A temperatura é morna, prolongando o mergulho em horas e horas. Não esqueça de levar o snorkel, pois você pode se deparar com tartarugas e tantos outros animais.

Tartarugas no sancho

Tartarugas no sancho

É muito fácil passar um dia inteirinho em suas areias douradas, mas como não existe nenhuma infraestrutura, se organize para levar seus itens (água, lanche, etc).

sancho-noronha

Um ponto muito discutido é a forma de acesso à praia. O visitante deverá descer duas escadas totalmente na vertical, com o agravante de terem um espaço pequeno para a passagem. A escada principal foi recentemente reformada, tornando o acesso mais simples e seguro. O esforço físico não é assim tão elevado, sendo uma descida tranquila se for feita com calma e paciência. Lembre-se de que você está no paraíso e um pequeno obstáculo não pode se tornar um motivo para desespero.

•PRAIA DA CONCEIÇÃO

É uma praia deliciosa com um mar um pouco mais agitado e reúne adeptos da apreciação do pôr do sol.

praia-da-conceição

O seu charme fica por conta da presença ilustre do Morro do Pico bem no final da praia.

noronha-praia-da-conceição

Morro do Pico

A Praia da Conceição surge com uma boa opção para passar o dia sem grandes preocupações. Aproveite para relaxar em suas areias e ficar sem fazer nada o dia inteiro.

•CACIMBA DO PADRE

Daqui será possível ter o melhor ângulo para fotografar o icônico Dois Irmãos.

cacimba-do-padre-dois-irmaos

A Cacimba do Padre é o recanto dos surfistas. Suas ondas espetaculares quebram perto da areia, gerando ótimos tubos. Definitivamente é o melhor pico para surfar.

cacimba-do-padre

O acesso a Baía dos Porcos deve ser feito pelo canto esquerdo da praia.

•PRAIA DO CACHORRO

A Praia do Cachorro é uma das mais centrais na ilha. Como o seu acesso fica na Vila dos Remédios, acaba se tornando uma ótima opção para um banho de mar no final da tarde.

praia-do-cachorro

O mar é ótimo para banho e sua bela cor fica ainda mais realçada em dias de sol intenso.

noronha-praia-do-cachorro

Quando você cansar de curtir o mar, rume para o famoso Buraco do Galego. O acesso é feito pelo lado direito da praia, sendo necessário uma curta caminhada de 15 metros pelas pedras na maré baixa. A piscina tem apenas 3 metros de profundidade e serve de trampolim para dar um tchibum no buraco de águas transparente. Só é preciso ter uma pequena dose de coragem e tudo dará certo.

Buraco do Galego

Buraco do Galego

•PRAIA DO PORTO

Há quem diga que presenciou mais vida marinha na Praia do Porto do que em qualquer outro lugar da ilha. É impressionante como basta colocar o snorkel no rasinho para avistar arraias, tartarugas, filhotes de tubarão, peixes diversos e polvos.

praia-do-porto

porto-noronha

O famoso Mar de Noronha está instalado nessa região, oferecendo passeios de cilindro até o ponto de naufrágio do navio Eleani Sthatatos. O mergulho é extremamente recomendado.

Depois de um dia inteiro no Porto, não deixe de curtir o pôr do sol no restaurante Mergulhão.

•PRAIA DO MEIO

A Praia do Meio é uma pequena extensão entre a praia do Cachorro e da Conceição. Suas águas são calmas e possui piscininhas em pedras. Durante o período de ressaca acaba ficando imprópria para banho.

praia-do-meio

O Bar do Meio surge como uma excelente opção para quem deseja curtir o pôr do sol em companhia de um bom drink. Sua localização está exatamente entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição. Procure uma mesa direcionada a Conceição para obter o melhor ângulo.

PRAIAS – MAR DE FORA

•BAÍA DO SUESTE

O Sueste é muito conhecido por ser o local ideal para avistar tubarões. O mar é calmo, tornando o mergulho livre bem interessante.

sueste-noronha

Tubarão no Sueste

Tubarão no Sueste

A vida marinha é rica e existe a possibilidade de contratar guias para aumentar as chances de encontrar os tubarões. O valor não é tão alto e o guia acaba te levando para os locais certeiros. Além disso, é uma forma de se sentir mais seguro em um ambiente propício a encontrar diferentes espécies marinhas. A atividade é feita com o auxílio de uma boia, o que pode acabar facilitando em momentos de fadiga ou medo (dos tubarões, claro! rsrssrs).

sueste-noronha

fernando-de-noronha-sueste

Para acessar a baía é necessário ter a carteirinha do Parque Nacional Marinho e o uso de colete flutuador é obrigatório.

•PRAIA DO LEÃO

É um dos destaques do mar-de-fora. Sua composição é feita de areais avermelhadas, águas com um mix entre tons de verde e azul e muita tranquilidade.

leao-noronha

A visão panorâmica da praia inclui a Ilha do Leão e a Ilha da Viuvinha.

Um detalhe bacana é que a praia é recordista do nascimento de tartarugas em Noronha. É o local de desova da Tartaruga Verde, santuário da espécie. O Tamar aproveita o momento de eclosão dos ovos para reforçar o trabalho de educação ambiental promovido.

TRILHAS

Existem inúmeras opções de trilhas para todos os níveis. Algumas são mais fáceis de realizar e outras apresentam um grau de dificuldade maior.

O importante é saber que esse tipo de atividade é ainda mais prazerosa em Noronha. Os trajetos incluem piscinas naturais, riquíssima vida marinha, picos, ambientes selvagens e mirantes sensacionais para contemplar o pôr do sol.

Uma das trilhas mais famosa é a da Piscina da Atalaia. É um dos melhores pontos de mergulho livre e possui uma água absurdamente cristalina. Essa trilha é bem fácil de realizar e merece a sua atenção.

piscina-atalaia

Piscina Atalaia

Clique aqui para saber tudo sobre as opções de trilhas na ilha.

MIRANTES

A ilha é repleta de pontos para apreciar o pôr do sol e mirantes magníficos para apreciação das praias e baías.

Um dos destaques é o Mirante da Baía dos Porcos. Nesse caso uma imagem vale mais do que mil palavras.

mirante-baia-dos-porcos

Mirante da Baía dos Porcos

Clique aqui para saber mais sobre os melhores locais para curtir o pôr do sol na ilha e também para apreciação dos mirantes.

PASSEIO DE BARCO

•BARCO – TROVÃO DOS MARES

Existem diversas empresas que oferecem passeios de barco com saída do Porto. Uma das mais famosas e a Trovão dos Mares. Clique aqui para acessar o site da empresa.

O percurso é feito a bordo de um catamarã e começa pelas ilhas secundárias. O trajeto contempla todas as praias do Mar de Dentro e um mergulho livre no Sancho. O bacana é ter a grande chance de encontrar os golfinhos logo no início do percurso.

passeio-trovao-dos-mares

O término do passeio é na Ponta da Sapata.

Note que esse passeio é feito em conjunto com uma grande quantidade de pessoas. Em média são 5 horas de duração.

•BARCO – TIO ÉLCIO

Quem busca privacidade não pode deixar de fazer o passeio de barco com o tio Élcio. Ele é chamado carinhosamente de tio pelos turistas.

noronha-barco-tio-elcio

O seu barco acomoda até 4 pessoas e o passeio pode ser feito de dia ou a tarde, mais conhecido como “Entardecer Vip”. O valioso aqui é ter uma experiência diferente, passeando calmamente pelas praias sem o agito dos barcos maiores. O trajeto se restringe as praias do Mar de Dentro, porém a embarcação não pode ultrapassar os limites da Cacimba do Padre.

passeio-de-barco-noronha

fernando-de-noronha-tio-elcio

No início você pode ter a sorte de ser acompanhado de muitos golfinhos. Eles dão um show à parte e é muito gostoso navegar em companhia desses adorados animais.

golfinhos-noronha

Élcio está sempre preocupado com o bem-estar durante todo o passeio e oferece algumas atividades divertidas como Plana Sub e Stand-up Paddle. Quer coisa melhor?

Stand-up Paddle

Stand-up Paddle

O Plana Sub consiste em uma atividade em que o turista segura um equipamento (mini prancha) projetado para o mergulho de reboque em apnéia. O objetivo é a observação de grandes áreas submarinas. Snorkel e colete são disponibilizados para a prática.

planasub-noronha

O barco está equipado com um cooler, sendo possível acondicionar sua bebida alcoólica preferida.

Sua esposa ainda prepara um lanche para o momento em que a fome aperta. É servido de cortesia uma sanduíche natural acompanhado de suco.

O passeio tem duração de 3 horas e a saída é feita na Praia do Porto. É realmente um dos melhores passeios realizados no arquipélago.

⇒ Contato Élcio: (81 9750-5211).

MERGULHO DE CILINDRO

Noronha oferece excelentes condições para o mergulho de cilindro. É um dos poucos lugares no mundo com uma média de temperatura da água de 26° e visibilidade de até 50 metros na horizontal. Tudo isso aliado a um ecossistema em perfeito estado de equilíbrio.

Atualmente existem duas modalidades de mergulho de batismo na ilha. A primeira é feita nas ilhas secundárias por algumas empresas como a Atlantis. O turista segue para as ilhas secundárias de barco e o local exato do mergulho só é definido na hora.

O batismo tem visibilidade máxima de 12 metros e o cliente é acompanhado durante todo o tempo pelo instrutor. O mergulho dura 30 minutos e é realizado em águas calmas e sem correntezas.

A mais recente modalidade é um pouco mais simples. Não é necessário pegar uma embarcação e a saída é feita das areias da Praia do Porto. É uma forma interessante para quem nunca mergulhou ir se acostumando com a ideia aos poucos. O Bodão, famoso instrutor da ilha, faz questão de passar todos os pontos para os iniciantes.

cilindro-noronha-bodao

noronha-mergulho

A vida marinha é intensa e a visibilidade fantástica. Esse conjunto de fatores acaba facilitando a observação de uma vasta vida marinha.

Imenso cardume de peixes

Imenso cardume de peixes

Outro fator já mencionado é que o local do mergulho inclui o navio naufragado Eleani Sthatatos. Observar os destroços do navio é uma experiência única.

Destroços - Eleani Sthatatos

Destroços – Eleani Sthatatos

Mergulhadores mais experientes os limites de profundidade são bem mais amplos. Existem pontos de mergulho credenciado para todos os níveis, desde mergulhos em cavernas (Caverna da Sapata – 27 metros), mergulhos profundos (Corveta V17 – 63 metros) e mergulhos na Ilha do Meio (16 metros) e na Laje Dois Irmãos (24 metros).

DEMAIS PONTOS

•PROJETO TAMAR

Noronha é uma das bases mais importantes para o trabalho do Tamar. A ilha é um verdadeiro laboratório natural e a transparência do mar oferece excelentes condições ao desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e o comportamento dos animais marinhos em seu habitat natural.

noronha-projeto-tamar

Vale a pena conhecer a sede do Tamar na ilha. Além de um ambiente super aconchegante, o local conta com uma loja com artigos de excelente qualidade e muita informação para os interessados nos animais.

noronha-loja-projeto-tamar

Diariamente ocorrem algumas palestras gratuitas que abordam temas como as tartarugas marinhas, golfinhos rotatores, tubarões, etc.

•MUSEU DO TUBARÃO

O Museu do Tubarão é o local ideal para aprender algumas curiosidades sobre esse predador marinho.

Museu do tubarão

Museu do tubarão

Logo de imediato são avistadas as mandíbulas de diversas espécies do animal, com destaque para o agressivo Tubarão Tigre.

museu-do-tubarao-mandibulas

Algumas lembrancinhas são vendidas na lojinha em seu interior e o famoso bolinho de Tubalhau pode ser degustado por aqui.

Bolinho

Bolinho de Tubalhau – carne de cação

Na área externa as esculturas são muito procuradas pelos turistas.

o que fazer em fernando de noronha

→ OBS: Os valores mencionados referem-se ao período de janeiro/17.

Posts Relacionados