ECATERIMBURGO

Das 11 cidades-sede da Copa de 2018, Ecaterimburgo é a mais ao oriente de Moscou. Localizada aos pés dos Montes Urais, na divisa entre Europa e Ásia, a cidade é conhecida por ser o local da execução da família imperial Romanov durante a Revolução Russa. Seu nome é uma homenagem à czarina russa Catarina Primeira. Durante a Copa do Mundo, Ecaterimburgo vai ser palco de 4 jogos no reformado estádio Arena Ekaterinburg, com capacidade de 35 mil pessoas.

COMO CHEGAR

Como não há ofertas de voos diretos do Brasil para a Rússia, a melhor forma de chegar é pegar uma conexão pela Europa até Moscou. De lá, você pode seguir para Ecaterimburgo de avião (5 horas), trem (25 horas), carro (26 horas) ou ônibus + trem (em média 30 horas).

O Aeroporto Internacional de Koltsovo fica bem próximo da cidade, cerca de meia hora de carro ou uma hora de transporte público. É possível chegar à cidade de trem (em torno de 50 rublos) ou com o ônibus Nº1 (em média 100 rublos), que tem saídas a cada meia hora.

COMO CIRCULAR

O sistema de transporte é bem desenvolvido e conta até com metrô que, apesar de pequeno (possui só 1 linha com 9 estações), é bem prático na hora de se locomover pela cidade. Os preços das passagens variam de 20 a 30 rublos e é possível adquirir um cartão passe, sem limites de passagens mas com validade de 3 dias (em torno de 390 rublos). O cartão serve para ônibus, metrô, bonde e ônibus elétrico.

Para pegar táxi utilize o aplicativo local Yandex Taxi. Em aeroportos, o indicado é procurar os guichês oficiais e evitar os motoristas que abordam os turistas no local do desembarque. Você pode optar também por carros da Uber.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

IGREJA DO SANGUE

A Igreja do Sangue é um altar erguido em memória da família Romanov. A igreja, inaugurada em 2000, foi construída no mesmo lugar em que ficava a Casa Ipatiev, onde a família imperial russa foi executada pelos bolcheviques em 1918.

Foto: ekaterinburg-eparhia.ru

Endereço: Rua Ulitsa Tolmacheva, 34.

TORRE VISOTSKY

Para quem quer ver a cidade de cima, o melhor local para se visitar é a Torre Visotsky. A torre, que também possui hotel e restaurantes, tem um deck de observação localizado a 186 metros de altura no 52º andar. De lá, é possível ter um panorama completo da cidade.

Foto: Shutterstock

 O valor da entrada custa aproximadamente 350 rublos. 

Endereço: Rua Ulitsa Malysheva, 51.

PALÁCIO KHARITONOV

Perto da Igreja do Sangue está uma das construções mais antigas de Ecaterimburgo – o Palácio Kharitonov. Trata-se de uma construção de 1794 e que pertencia a um comerciante local. Na época da União Soviética o palácio passou a funcionar como centro dos pioneiros, uma espécie de grupo de escoteiros russo. Atualmente é aberto à visitação ao público.

O belo palácio é rodeado por um enorme parque | Fonte: mytravelbook.org

Endereço: rua Ulitsa Karla Libknekhta, 44.

CASA DOS SEVASTYANOV

A casa de 1866 é uma joia da arquitetura e impressiona pela beleza. Atualmente funciona como prédio governamental e não permite visitas ao público, mas mesmo assim vale uma visita ao local para apreciar seu estilo único.

Endereço: Avenida Prospekt Lenina, 35.

RUA VAYNER

Quem conhece Moscou, vai logo associar a rua Vayner (ou em russo Ulitsa Vaynera) à rua Arbat da capital russa. Assim como a Arbat, a rua Vayner é fechada para pedestres e ao longo dos seus 1000 metros de extensão é possível fazer uma pausa para comer, ir ao banco ou comprar souvenirs da cidade.

Ecaterimburgo - Rua Vayner

Fonte: shagau.ru

Observações

Custos em rublos baseados no ano de 2017.

JOGOS EM ECATERIMBURGO NA COPA DO MUNDO 2018:

Egito x Uruguai – 15/06
França x Peru – 21/06
Japão x Senegal – 24/06
México x Suécia – 27/06