Falar russo e entender a língua não é fácil. O alfabeto cirílico também é bem diferente do que conhecemos. Ao mesmo tempo fica difícil se garantir no inglês porque muitos russos não falam a língua.

A expectativa é que recebendo um evento como a Copa do Mundo, cidades como Moscou ganhem mais sinalizações traduzidas para inglês, o que hoje é difícil de se ver.

Mas a questão da língua não pode se tornar um empecilho para quem planeja visitar o país. A Rússia é um país grandioso, rico em cultura e que vale cada centavo investido na viagem. Por isso, o Modo Férias preparou algumas dicas para ajudar você “a se virar” em terras russas.

Mapas das cidades e rotas

Você sabia que no Google Maps existe a função de disponibilizar um mapa offline? A opção é excelente para quem vai viajar e não ficará conectado à internet durante a viagem. Antes de embarcar você seleciona um trecho do mapa que deseja disponibilizar offline e pronto, já vai poder navegar pelas ruas durante a viagem.

Tradução em tempo real

Hoje em dia já existem aplicativos que traduzem fotos, como é o caso do Google Tradutor. Uma boa dica é baixar o app antes da viagem e mesmo estando offline, você já consegue usar a função de tradução de texto escrito: você escreve a palavra em português que quer falar e ele traduz para russo. Além de poder disponibilizar o tradutor de texto em modo offline, quando tiver conexão você poderá ainda utilizar a função de câmera do aplicativo. Você fotografa algum texto em russo e o aplicativo faz a tradução da imagem.

Fonte: tecnologia.umcomo.com.br

Chip com internet

Estar conectado à internet na hora que precisar é uma verdadeira mão na roda para o turista. Mas como as empresas brasileiras de telefonia cobram valores muito altos para disponibilizar internet fora do país, essa opção acaba sendo inviável.

Em muitos países o ideal é chegar e comprar um chip pré-pago de alguma operadora local com um pacote de acesso a internet para a quantidade de dias que ficará no país. Isso também é possível na Rússia, mas o fator língua atrapalha muito a comunicação na hora de comprar.

Um ótima opção é o chip da EASYSIM 4U, revendedores autorizados da T-Mobile, uma das maiores operadoras de telefonia nos EUA. Eles têm chips com ligações ou internet 4G ilimitadas para os EUA e Canadá, e internet ilimitada de pelo menos 2G de velocidade em até 140 países (a Rússia está na lista). Você recebe o chip na sua casa antes da viagem e já chega no país podendo utilizar a internet. Clique aqui para saber mais e efetuar a compra.

Se virando no metrô

Não é fácil ler o nome das estações escritas em russo, assim como também não é fácil ouvir o anúncio da próxima estação e entender no mapa do metrô onde você está. Por isso, uma boa dica é marcar onde entrou e, sabendo em qual quer chegar, basta contar quantas estações tem entre elas. Depois é só ir fazendo a contagem regressiva até descer.

Você também pode baixar o aplicativo russo Yandex Metro, que disponibiliza o mapa do metrô de cidades como Moscou e São Petersburgo. Nele você marca a estação que está entrando e em qual quer chegar. O aplicativo vai mostrando cada estação que está passando e o tempo estimado de chegada ao destino.

Fonte: yandex.com

Além disso, para facilitar a vida, o Modo Férias preparou um mapa de metrô detalhado de Moscou com marcação de todas as atrações por estações. Clique aqui para ler o post completo de Moscou e clique no mapa para ampliar.

Na hora de comer

Como os restaurantes que tem cardápio em inglês não são maioria, dê preferência para aqueles que tem cardápio com foto. É muito mais fácil você apontar para a foto e pedir, do que tentar ficar adivinhando o que cada uma daquelas linhas quer dizer.

Se o restaurante tiver wifi ou você estiver um chip com conexão à internet você pode fotografar o cardápio em russo, usando o aplicativo Google Tradutor que traduz as imagens.

As redes de fast food McDonald’s e Burger King

 

Está planejando ir para a Copa na Rússia? Clique aqui e conheça nossa seção exclusiva Copa 2018.

Posts Relacionados