Ícone do site Modo Férias

Guia Cartagena – A cidade das muralhas

Cartagena é conhecida como a cidade das muralhas. Foi fundada em 1533 e seu centro histórico preserva muitos edifícios originais dentro das muralhas de 11km de extensão. É considerada Patrimônio Cultural da Unesco, e o que não faltam são pontos turísticos repletos de cultura.

Moeda: Peso Colombiano.

Idioma: Espanhol (oficial), porém existem 72 línguas e dialetos locais falados regionalmente.

Quando ir: Em Cartagena faz o calor o ano inteiro e a média anual de temperatura está em torno dos 27ºC. De maio a novembro os dias nublados e chuvas são mais frequentes, e o resto do ano é considerado seco. Os meses de janeiro, julho, agosto e final de dezembro costumam ser mais movimentos devido ao período de férias.

Como chegar: A Copa Airlines possui voos com conexão no Panamá. Avianca  e o grupo LATAM (Tam e Lan) possuem conexão geralmente em Bogotá. Outras companhias aéreas também operam o trecho com outras conexões.    

Quantos dias: A cidade é compacta e 3 dias inteiros são suficientes para conhecer as atrações mais interessantes. No caso de uma viagem tranquila, 5 dias dá para conhecer todos os pontos turísticos com bastante calma.

Visto: Os brasileiros não necessitam de visto para entrar na Colômbia.

Vacina: O governo recomenda a vacina contra febre amarela com pelo menos 10 dias antes da viagem. Muito se discute sobre a obrigatoriedade, mas na verdade só existe uma recomendação do país. De todo modo a vacinação é feita de forma gratuita em postos de saúde no Brasil e a prevenção é a melhor opção.

Dica: Clique aqui para acessar o site da Anvisa e verificar todas as recomendações necessárias. Como surtos e epidemias podem ocorrer sem aviso prévio, o site da Anvisa estará sempre atualizado. Siga essa recomendação e viaje tranquilo.  

Onde se hospedar: Os hotéis estão concentrados em Bocagrande e na Cidade Amuralhada, que é dividida em quatro bairros (Centro, Matuna, Getsemani e San Diego). Optamos pelo Hotel Patio de La Cruz (o nome foi modificado recentemente para Hotel Conde de La Cruz). O hotel é localizado em San Diego (centro histórico). É possível visitar as principais atrações a pé e a movimentação nas proximidades é enorme, com muitos restaurantes, lojas e conveniências.

Bocagrande é a parte moderna da cidade, com grande proximidade da praia e preços mais convidativos. A hospedagem nessa região é desaconselhável, pois será necessário se deslocar a todo momento para as atrações turísticas que estão localizadas na Cidade Amuralhada.

Como circular: Não é necessário o aluguel de carro. O trânsito na cidade é caótico e os motoristas são extremamente estressados. Se a hospedagem for no centro da cidade é possível caminhar para quase todos os pontos turísticos, e o que for mais distante o uso do táxi é aconselhável. Como não é usual a utilização do taxímetro, o valor da corrida deve ser acordado anteriormente.

O que fazer: A cidade dispõe de diversas atrações e o melhor é que grande parte dos pontos turísticos são próximos uns dos outros. Dessa maneira é super fácil transitar pela cidade sem grandes dificuldades. 

Palácio da Inquisição

 Localizado na Plaza de Bolivar, foi sede do Tribunal do Santos Ofício. No local eram julgados os delitos contra a fé Cristiana, e objetos de tortura ainda são encontrados no museu. É possível percorrer as salas onde são mostrados como viviam os indígenas da região antes da chegada dos espanhóis.

Palácio da Inquisição

Instrumento de tortura no interior do museu

•Plaza de los Coches

Na praça está localizado a Torre Del Reloj e a estátua do fundador da cidade (Pedro de Heredia). No passado o local serviu como mercado de escravos.

Plaza de los Coches

É possível fazer passeios românticos de charretes pelo centro histórico e encontram-se muitas lojinhas de souvenir e doces típicos.

Venda de doces típicos colombianos

•Torre Del Reloj

É o principal símbolo de Cartagena, além de ser a porta de entrada para a cidade amuralhada.

Torre Del Reloj ao fundo

•Centro Histórico

Percorrer o centro histórico da cidade pode ser considerado uma atração à parte. A cada ruela somos surpreendidos por casas com uma mistura de cores e sacadas completamente floridas. Independente do meio de transporte (bicicleta, charrete, a pé etc) não deixe de apreciar esses cenários característicos da cidade.

Sacadas floridas

Ruelas Centro Histórico

•Caminhar nas proximidades da muralha

A muralha de Cartagena é um dos pontos turísticos mais famosos e visitados da região. É uma caminhada convidativa e um dos restaurantes mais badalados (Cafe Del Mar) encontra-se sobre a muralha. A noite o local é animado e repleto de gente bonita, sendo considerado uma excelente opção para tomar um drink e comer um bom petisco. Chegue cedo para garantir uma boa mesa.

Cafe Del Mar

Muralha Cartagena

•Praça de Santo Domingo

A vida noturna da cidade amuralhada gira em torno da praça. Opções de bares, cafés, restaurantes, joalherias e antiquários estão disponíveis.

Praça de Santo Domingo

A famosa escultura criada por Fernando Botero (A Gorda Gertrudis) está localizada na praça. A escultura é célebre na cidade, e uma lenda bem esquisita gira em torno da atração. Quem tocar as nádegas da Gertrudis terá boa sorte, e quem tocar em seus seios garantirá um duradouro romance. Oi?! Que lenda sem futuro!! hahahahaha

Escultura A Gorda Gertrudis

•Castelo San Felipe de Barajas

Ponto turístico imperdível. A fortaleza militar foi construída entre 1536 a 1657 pelos espanhóis, com o objetivo de proteger a cidade de ataques estrangeiros. É considerada a maior e mais importante da América. A parte interna é repleta de labirintos, túneis e corredores com pouca iluminação. Essa construção é realmente grandiosa.

Castelo San Felipe de Barajas

Bilheteria do Castelo

Interior do castelo repleto de labirintos

A entrada é paga e o ingresso pode ser adquirido na entrada do Castelo.

Dica: Os dias de calor são bem intensos e para se chegar ao topo é necessário subir bons lances de escada e ladeiras. O melhor horário para visita é de manhã cedo. Não deixe de levar uma garrafa de água na bolsa pois a venda é concentrada em poucos pontos específicos.

•Plaza de la Aduana

É a maior praça da cidade.  No passado funcionava como praça de armas devido a instalação de escritórios administrativos na época da colônia. 

•Ilhas do Rosário

O arquipélago é formado por 27 ilhas e fica a cerca de uma hora de barco do centro. Nem pense em comparar as praias urbanas de Cartagena com essas ilhas de águas claras. A maioria dos passeios que partem do centro histórico possuem paradas no Oceanário e na Isla Barú.

Ilhas do Rosário

Oceanário

Trata-se de um aquário onde é possível encontrar animais marinhos (tartarugas, tubarão gato, barracudas, peixes, golfinhos etc) em piscinas construídas com os corais da ilha. A entrada é paga, e não existe a opção de interação com os animais (nado ou alimentação). Apenas os instrutores realizam essas atividades.

Entrada Oceanário

Porto

Dica: Para os amantes de lagosta o local é uma excelente pedida. O preço é extremamente barato, além da carne ser fresca. Os pescadores fazem a pesca na própria região, então a lagosta está sempre fresquinha mantendo um sabor natural.

Pescadores vendendo lagosta

Isla Barú

Na ilha está presente uma das praias mais famosas das Ilhas do Rosário: Playa Blanca. A praia possui uma combinação de mar azul turquesa com areias branquinhas. O ponto negativo é quantidade enorme de ambulantes e massagistas atormentando os turistas o tempo inteiro. Não adianta ser educado pois as mesmas pessoas ficam perturbando de 5 em 5 minutos. Se você quiser aproveitar um minuto de paz se faça de doido e ignore completamente esses inconvenientes.

Águas transparente de Playa Blanca

•Bocagrande

É o bairro mais moderno da cidade. As praias urbanas de Cartagena estão nessa localidade, além de uma diversidade de lojas internacionais.

Bocagrande. Fonte: trajinandoporelmundo.com

Se você estiver com poucos dias pela cidade não se dê ao trabalho de visitar essa região. As praias não valem o tempo gasto, assim como as demais atrações da área.

•Gastronomia

Comer bem na cidade não é uma tarefa difícil. É possível encontrar bons restaurantes a custos bem convidativos. O forte são os frutos do mar que geralmente vem acompanhados de arroz de coco e patacóns (banana frita). A carne de frango e porco são facilmente encontradas em diversos pontos na cidade.

O coco é uma iguaria bastante utilizada no preparo dos alimentos, então prepare-se para encontrar um grande número de pratos contendo um toque da fruta.

Uma comida típica encontrada em grande parte dos restaurantes e até nas ruas da cidade são as arepas. É uma espécie de panqueca feita com farinha de milho branco, podendo ser recheada com ovo ou queijo.

Você pode se interessar pelo Guia de San Andrés. Clique aqui e confira todas as atrações desse destino espetacular.

Sair da versão mobile