Zanzibar é um arquipélago localizado a aproximadamente 30km da costa da Tanzânia, formado por duas ilhas principais: Unguja (ou Zanzibar) e Pemba.

Banhada pelo Oceano Índico e com forte influência muçulmana, a ilha é um destino exclusivo, onde as praias de areias brancas e águas azuis criam uma atmosfera perfeita para curtir dias ensolarados.

Por conta de sua posição estratégica nas rotas das especiarias, o local foi um importante polo de comércio entre a África, Oriente Médio e Ásia, sofrendo influência de vários mundos na sua colonização. Assim, deu-se origem à cultura miscigenada: do Oriente Médio veio o islã, dos colonizadores britânicos permaneceu o idioma e da Índia predominou o encanto pelas especiarias e tecidos coloridos. Lá, também residem os massai, um grupo étnico africano que migrou da África continental.

QUANDO IR

COMO CHEGAR

ONDE SE HOSPEDAR

O QUE FAZER

O coração cultural da ilha fica em Stone Town, região central com vielas sinuosas e antigas casas mergulhadas em história. Na costa, o turista encontra algumas das melhores praias do mundo, nas quais é possível relaxar em meio a cenários paradisíacos.

zanzibar

Cenário típico da ilha

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Fuso Horário: +6h (horário de Brasília)

Voltagem: 230V.

Tomada: As tomadas podem ser de três pinos redondos ou quadrados, com ou sem fusível. Não é a mesma tomada do Brasil, portanto é aconselhável levar um adaptador universal.

Idioma: Suaíli é a língua oficial, embora o inglês seja amplamente falado. O termo suaíli normalmente se refere tanto ao povo, quanto ao idioma.

Moeda: Xelim da Tanzânia. O dólar é amplamente aceito nos restaurantes, hotéis e empresas de turismo, não sendo necessário trocar uma quantia significativa pela moeda local. Somente os pequenos comércios (supermercados, farmácias e lojinhas) exigem o pagamento na moeda do país.

Visto: Será emitido no próprio aeroporto da ilha, ao custo aproximado de USD 50. É necessário apresentar o passaporte válido, com pelo menos 6 meses de validade após a data de entrada no país. Em caso de dúvidas, acesse o site da embaixada da Tanzânia no Brasil.

Vacina: É exigido o certificado internacional da vacina contra febre amarela. A vacina precisa ter sido aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque. Recomenda-se também a vacina contra a malária.

Como circular: A ilha possui uma grande extensão territorial, com longas distâncias para transitar entre um ponto e outro.

A melhor opção é solicitar o serviço de transfer/táxi no hotel para se deslocar e a maioria dos passeios já inclui o transporte. O turista não pode contar com o transporte público da ilha.

FOTOS DA ILHA

Pôr do sol em Zanzibar

Crianças tanzanianas

Nungwi – Uma das praias mais emblemáticas da ilha

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para ver mais fotos e conhecer as atrações do arquipélago.