Viajar com crianças requer alguns cuidados especiais dos pais. O Modo Férias entrevistou a pediatra Cláudia Barreto, visando sanar dúvidas recorrentes dos leitores:

1) Como deve ser a alimentação antes de voos longos? Existe alguma restrição?

A alimentação antes de viagens longas deve ser leve e de fácil digestão. Frutas da época, frutas secas e sucos naturais são ótimas opções.  Alimentos gordurosos, frituras, maioneses, molhos, grãos em excesso e bebidas gaseificadas devem ser evitados, pois podem ocasionar um mal-estar na criança.
→ Atenção: A ingestão de água é essencial para manter a hidratação do corpo.

 2)  Se na véspera do embarque a criança estiver resfriada, é contra-indicada a viagem de avião?

Não há contra indicação da criança viajar resfriada, mas é prudente uma avaliação pelo pediatra antes da viagem, para ter certeza que trata-se apenas de um resfriado.

3) Mudanças de pressão a bordo do voo, clima e fuso horário podem causar dores de cabeça e de ouvido. Existe alguma recomendação?

Um gesto simples que ajuda a aliviar tais sintomas é a lavagem do nariz com Solução Fisiológica. Apesar da recomendação, é possível que a criança apresente tanto cefaleia (dor de cabeça), quanto dor no ouvido. É válido ter na bagagem de mão analgésico de uso habitual, previamente prescrito pelo pediatra assistente.

4)  Crianças podem sentir dores de ouvido na hora do pouso. Existe alguma manobra para minimizar?

Para alívio das dores de ouvido durante o pouso recomenda-se que a criança mame no peito ou na mamadeira, chupe chupeta ou beba água no copo, conforme orientação já existente na Cartilha de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina.

5) O movimento do carro, ônibus e avião pode provocar náuseas. O que fazer nesse momento?

 O quadro de náuseas ou vômitos relacionado ao movimento de carros, ônibus ou avião é chamado cinetose. Para aqueles que possuem tendência a tais sintomas está indicado o uso de anti eméticos 30 minutos a 1 hora antes da viagem , assim como os analgésicos, previamente prescritos pelo pediatra.

6) Que procedimentos adotar antes de uma viagem?

É prudente na semana que antecede a viagem levar a criança ao pediatra assistente para uma avaliação geral e para prescrição dos medicamentos “SOS” e de uso rotineiro.
É importante que seja verificado se a criança está com todas as vacinas em dia e se há vacinas recomendadas ou obrigatórias para o destino escolhido.

7) Existe alguma recomendação importante ou alerta para os pais?

• Não esquecer de providenciar um seguro viagem;

• Levar na bagagem de mão apenas medicamentos que serão utilizados durante a viagem, mantendo os demais na bagagem a ser despachada;

• Todos os medicamentos levados deverão estar devidamente presentes em receita médica;

• Procurar levar sempre filtro solar e repelente;

• Para lugares frios e secos levar hidratantes apropriados para as crianças.

banner_mododica_

Posts Relacionados