As trilhas de Noronha são uma excelente forma de se conectar com a natureza e desfrutar de ambientes ricos em vegetação, vida marinha, belíssimos mirantes e em alguns casos é até possível visualizar todo o relevo do arquipélago.

Se você curte esse tipo de atividade, não deixe de conferir as excelentes opções abaixo:

•ATALAIA CURTA – PISCINA DA ATALAIA

A piscina da Atalaia é agraciada com a bela presença do morro do Frade ao fundo. É um dos melhores pontos de mergulho livre na ilha e serve de berçário para algumas espécies marinhas. O acesso só é possível na maré baixa e a visibilidade no local impressiona.

Piscina natural

Piscina da Atalaia

Morro

Morro do Frade completando a beleza da piscina natural

Tubarão cação

Cação passeando pela piscina

O agendamento prévio no ICMBio é obrigatório e sujeito a disponibilidade de vagas. O uso do colete e snorkel são obrigatórios e existe a restrição ao uso de protetor solar, repelente e dermocosméticos.

A trilha é super simples de fazer, sendo possível ir com crianças, idosos e até pessoas sedentárias. A duração gira em torno de 1h30 e não é obrigatório o acompanhamento de um guia para a realização.

•ATALAIA LONGA – PISCINA DA ATALAIA, PONTINHA E CAIEIRAS

A trilha da Atalaia longa contempla a piscina da Atalaia, Pontinha e Caieiras. Dependendo da maré são nesses pontos que o mergulho livre acontece. Apesar do percurso durar 5 horas, os trechos não exigem tanto condicionamento físico e com certeza as imagens do percurso jamais sairão da sua memória.

Piscina natural - Pontinha

Piscina natural – Pontinha

Percurso - Atalaia longa

Percurso – Atalaia longa

Vegetação ao longo da trilha

Vegetação ao longo da trilha

2km são feitos em cima de rochas vulcânicas. Esse é o ponto mais difícil de cumprir, porém com calma e paciência tudo dará certo. Aproveite para tirar muitas fotos, pois existem muitas outras piscinas naturais que não são autorizadas para banho, mas que merecem a atenção pela beleza.

atalaia-longa-piscinas-naturais

Pedras vulcânicas

atalaia-longa-noronha

O agendamento prévio no ICMBio é obrigatório e sujeito a disponibilidade de vagas. O uso do colete e snorkel são obrigatórios e a restrição ao uso de protetor solar, repelente e dermocosméticos só é aplicada no acesso a primeira piscina.

É obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado.

•MORRO SÃO JOSÉ

O clima é de inequívoca tranquilidade, propiciada pelo limite máximo de 12 visitantes diários. Atualmente essa piscina natural é a mais disputada pelos turistas.

Morro São José ao fundo

Percurso da trilha – Morro São José ao fundo

A trilha pode ser feita a pé ou a nado. Tudo vai depender das condições da maré. Independente de como a trilha será realizada, a sensação ao chegar no Morro São José é indescritível.

Morro São José

Morro São José

A água é pura e cristalina, sendo possível avistar o fundo sem o mínimo esforço. A vida marinha é praticamente inexistente, sendo o ponto alto da piscina suas águas revigorantes. O mergulho desperta uma sensação de liberdade e o faz se sentir privilegiado por estar em um lugar tão especial.

O agendamento prévio no ICMBio é obrigatório e sujeito a disponibilidade de vagas. O acompanhamento de um guia credenciado é obrigatório.

•PÔR DO SOL NO PIQUINHO

O Piquinho é um dos pontos mais bonitos para se apreciar o pôr do sol na ilha. Apesar de não precisar de nenhum agendamento, é imprescindível o acompanhamento de um guia experiente. A razão principal é a segurança para se chegar ao topo. Além de subir e descer os grandes blocos de pedra, em alguns momentos será necessário engatinhar, escalar ou se segurar em cordas a fim de vencer um declive acentuado (parece difícil, mas nada disso requer grandes esforços).

Percurso para chegar ao Piquinho

Percurso para chegar ao Piquinho

A compensação do esforço é essa vista arrepiante.

Visual

Visual de tirar o fôlego

piquinho-noronha-visual

Pôr do sol - Piquinho

Pôr do sol – Piquinho

•ABREUS

A trilha dos Abreus é uma das novidades do arquipélago. A trilha em si já proporciona belas paisagens, mas o ponto forte são suas piscinas naturais.

abreus

O grau de dificuldade é médio, tudo porque no final é necessário descer uma rocha bem acentuada com ajuda de cordas. Mais uma vez o esforço é válido, pois a enseada é estonteante.

Acesso as piscinas naturais

Acesso as piscinas naturais

Abreus

Abreus

Como em todas as outras piscinas, a cor da água é absurdamente límpida. A vida marinha é mais presente e os corais coloridos dão um destaque ao fundo.

abreus-piscinas-naturais

Piscina natural - Abreus

Piscina natural – Abreus

piscina-abreus-noronha

Moréia

Moréia

O agendamento prévio no ICMBio é obrigatório, assim como o uso do colete e snorkel. A contratação do guia não é obrigatória, porém acaba sendo uma ajuda extra para o momento da descida e de acesso as piscinas pelas pedras escorregadias.

banner_mododica2

– É essencial o uso de um tênis adequado para a realização de todas as trilhas. As sandálias da marca Crocs também são uma boa opção, pois podem molhar;

– As camisas com proteção UV são muito eficazes. Como o sol é muito intenso e em algumas piscinas naturais o uso do protetor solar é proibido,  vale a pena contar com essa proteção extra;

– Tenha sempre uma garrafa de água na manga. A maioria dos lugares não tem estrutura e você pode acabar passando o maior perrengue;

– A Go Pro é essencial para registrar os momentos debaixo d’água, mas saiba que é proibido o uso do bastão com extensor. Sendo assim, providencie um bastão que não seja retrátil.

⇒ ATENÇÃO

Uma dica fundamental é a escolha do guia que irá te acompanhar. O Stefano Santana é fortemente indicado para a realização de todas as trilhas mencionadas acima. Ele é credenciado pelo Ibama e possui uma vasta experiência na prática dessas atividades.

Estar acompanhado de um guia atencioso, alegre, engraçado, desenrolado e fotógrafo profissional pode mudar o rumo da viagem. Como as caminhadas são feitas em ambientes naturais, alguns riscos devem ser considerados e estar acompanhado de um profissional tornará o seu passeio seguro e agradável.

Clique aqui para acessar o perfil dele no Facebook ou entre em contato pelo celular (81 98770-3364). Seu Instagram também está repleto de excelentes vídeos e imagens de Noronha (@stefanosantana). Curta sem moderação!

banner_mododica_base

Posts Relacionados