O Stopover consiste na possibilidade de, na mesma viagem, ter dois destinos pelo preço de um, usufruindo de alguns dias na cidade de conexão do seu destino final.

Esse é o stopover gratuito. Mas o conceito também é utilizado para paradas superiores a 24h em determinadas cidades, antes do seu destino final. Com ele, você acaba pagando uma taxa menor ao incluir mais voos em sua rota de viagem.

COMO FUNCIONA?

Exemplo: O seu voo sai da cidade “A” com destino a uma cidade “B”, porém faz conexão na cidade “C”. Nesse caso, você pode optar por fazer um parada no destino “C” por alguns dias.

O viajante Guilherme Maciel contou para o Modo Férias sobre a sua experiência:

O Stopover me fez economizar muito em minha viagem para a Europa. A minha cidade de origem era o Rio de Janeiro e o meu destino final era Barcelona. Fiz algumas simulações com a Air France e identifiquei a possibilidade de fazer os seguintes trechos, sem alteração de custos: RJ – Paris – Barcelona – Amsterdam. O benefício foi enorme, pois consegui conhecer Paris e Amsterdam sem nenhum custo adicional. O valor do bilhete dos trechos RJ-Barcelona-RJ era exatamente o mesmo, portanto optei por estender a viagem e conhecer mais duas cidades. Simplesmente incrível.

COMO COMPRAR UMA PASSAGEM CONSIDERANDO O STOPOVER?

Considerando o Stopover realizado pelo Guilherme Maciel (site da Air France), vamos analisar como a busca deve ser feita.

A consulta deve ser realizada considerando a opção Múltiplos destinos. Sempre inclua todos os trechos e depois analise a mudança tarifária.

Note que apesar do destino final ser Barcelona, o viajante selecionou os destinos de conexão de interesse (Paris e Amsterdam), definindo a quantidade de dias em cada cidade.

Stopover

Se você não é familiarizado com a compra de passagens pela internet, entre em contato com a companhia aérea e verifique se o stopover está disponível. A consulta SEMPRE deverá ser feita antes da compra do bilhete aéreo.

POSSO FAZER UM STOPOVER EM UM VOO SÓ DE IDA?

Não, só é possível fazer um Stopover em um voo de ida e volta. Algumas companhias aéreas exigem que a viagem não pode ser do tipo open-jaw, ou seja, a volta deve ser para a mesma cidade de origem.

QUAIS COMPANHIAS AÉREAS FAZEM STOPOVER?

Algumas companhias aéreas internacionais permitem o stopover. Segue abaixo alguns exemplos:

Air France: Voos para a Europa com possibilidade de stopover em Paris.

KLM: Voos para a Europa com possibilidade de stopover em Amsterdam.

Delta: Voos para Tailândia com possibilidade de stopover em algumas cidades dos Estados Unidos.

TAP: Voos para Europa com possibilidade de stopover em Lisboa.

Iberia: Voos para Europa com possibilidade de stopover em Madrid.

O stopover geralmente é feito na cidade em que a companhia aérea tem sede. Use essa informação para facilitar no momento das buscas. O ideal é sair fazendo testes, visando encontrar a melhor opção para a sua rota de viagem.