QUANDO IR A PARIS

Paris possui as quatro estações bem definidas. O ideal é tentar organizar a viagem de acordo com as suas preferências climáticas, sabendo que cada época tem seu charme.

A prefeitura de Paris considera baixa temporada o período de 1° de novembro a 31 de março e alta temporada de 1° de abril a 31 de outubro.

•VERÃO

Período: Segunda quinzena de junho, julho, agosto e primeira quinzena de setembro.

No verão dá pra aproveitar a cidade devido aos dias serem mais longos e a temperatura estar bem agradável. Todo esse benefício vem acompanhado de uma concentração maior de turistas na cidade.

O calor leva os parisienses a tomarem sol nas margens do Rio Sena, que se transforma em praias artificiais, com areia e tudo.

Agosto é um mês mais calmo, pois os moradores costumam viajar para outras partes da França fugindo do calor. Alguns restaurantes ficam fechados o mês inteiro e as atividades culturais pela cidade acabam não sendo tão frequentes.

•PRIMAVERA

Período: Segunda quinzena de março, abril, maio e primeira quinzena de junho.

O clichê ”Primavera em Paris” vale para meados de maio em diante. As castanheiras florescem e o tempo já começa a esquentar. Esse é o período mais indicado para quem busca sossego.

•OUTONO

Período: Segunda quinzena de setembro, outubro, novembro e primeira quinzena de dezembro.

A temperatura começa a cair, os dias vão ficando mais curtos, mas é uma explosão de cores pela cidade. As folhas das árvores vão ficando cada vez mais coloridas, formando um cenário lindíssimo.

Quando as folhas das árvores começam a cair, enormes tapetes marrons se formam nos parques de Paris e as fotos ficam cada vez mais bonitas.

•INVERNO

Período: Segunda quinzena de dezembro, janeiro, fevereiro e primeira quinzena de março.

No inverno a temperatura gira em torno de 2°C e 7°C, mas a cidade tem baixo índice de chuvas.  Apesar de ser frio em dezembro, as ruas cheias de luzes de Natal dão um toque especial a cidade. Aposte no chocolate quente para se manter aquecido.

Janeiro é um mês excelente para quem deseja fazer compras, pois as lojas da cidade promovem grandes liquidações.

•FERIADOS NA FRANÇA

Fique atento ao fechamento de algumas atrações em feriados. A maioria dos museus e monumentos fecham no dia 1º de janeiro, 1º de novembro, 11 de novembro e 25 de dezembro.

Abaixo o calendário de feriados na França:

1º de janeiro: Ano-Novo (Jour de l’An)
Segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa (Lundi de Pâques)
1º de maio: Dia do Trabalho (Fête du Travail)
8 de maio: Dia do Veterano (Victoire 1945)
Quinta-feira da Ascensão (Ascension)
Segunda-feira de Pentecostes (Lundi de Pentecôte)
14 de julho: Dia da Bastilha (Fête Nationale)
15 de agosto: Dia da Assunção (Assomption)
1º de novembro: Dia de Todos os Santos (Toussaint)
11 de novembro: Dia do Armistício (Armistice 1918)
25 de dezembro: Natal (Noël)

Posts Relacionados