O QUE FAZER EM FORTALEZA?

Com certeza as praias são o chamariz dos turistas. É possível conhecer as famosas praias do centro, mas não deixe de fora as mais afastadas (Cumbuco, praia das Fontes, Canoa Quebrada etc).

Quem deseja fazer um passeio cultural, pode considerar a visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O local abriga o Museu de Arte Contemporânea, salas de cinema, teatro e até um planetário. No final da visita aproveite para curtir os vários bares animados.

•PRAIA DE IRACEMA

A leste do centro fica a praia de Iracema. Apesar de ser conhecida como praia, na realidade é um antigo porto bem urbano que foi reformando e transformado.

Iracema

O local mais famoso da área é o cais chamado de Ponte dos Ingleses. Foi construído em 1920, copiando o de Brighton, na Inglaterra.

Os visitantes precisam estar sempre atentos às condições de banho nesse ponto da praia. Grande parte das praias de Fortaleza são impróprias para banho e Iracema está sempre nessa classificação. Alguns pontos são liberados em alguns momentos, porém fique atento aos resultados apontados pela fiscalização do Semace.

•PRAIA DE MEIRELES

A orla de Meireles é o destaque da região. É uma delícia dar um passeio à noite após o retorno dos passeios desgastantes até as praias mais distantes. O calor intenso da Beira-Mar é acalmado pelos ventos refrescantes que trazem uma brisa do mar bem gostosa de sentir.

Orla

Orla Meireles

Infelizmente a orla fortalezense possui inúmeras praias impróprias para banho. Meireles é mais uma das praias que está constantemente com todos os pontos classificados como impróprios. É muito importante estar atento a essa questão para se prevenir se possíveis riscos à saúde.

Meireles

Meireles

A Feira de Artesanato da Av. Beira Mar já tem mais de 26 anos de existência e é um dos atrativos da área. É considerada uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Nordeste. Aproveite para comprar artesanato de qualidade e deliciosas castanhas doces.

Feirinha

Feirinha

•MORRO BRANCO / PRAIA DAS FONTES

Sabe aquelas fotos de revista das praias desertas do Nordeste com as falésias fechando o cenário? Então, Morro Branco irá provar a veracidade dessas imagens.

morro-branco-falesias

morro-branco-falesias-2

Apesar da localização ser um pouco distante da capital (91km), as atrações fazem valer cada segundo do deslocamento até lá. O destaque de Morro Branco é o labirinto das falésias coloridas que chamam a atenção dos visitantes que por ali passam. A natureza está muito presente no local e em dias ensolarados a beleza do lugar ganha vida.

Na praia das Fontes pequenas grutas surgem em locais improváveis e a maior delas, a Gruta da Mãe D’água, foi apelidada de Gruta da Açucena, em referência à personagem interpretada pela atriz Carolina Dieckman na novela “Tropicaliente”.

O roteiro sugerido começa por Morro Branco e depois a praia das Fontes. No primeiro ponto será possível contemplar um belo visual do mar em um mirante logo na entrada do labirinto das falésias.

Mirante

Mirante

A entrada nas falésias é gratuita e muitos guias permanecem no início do trecho oferecendo um tour guiado. Aceite se quiser saber um pouco mais sobre a história do local, caso contrário, você não terá dificuldade em percorrer o labirinto das falésias por conta própria.

Entrada do labirinto

Entrada do labirinto

Dentro do labirinto será possível avistar as diferentes cores das falésias. É impressionante constatar que uma única falésia pode conter diversas cores em sua composição. É realmente incrível. É aconselhável o uso de protetor solar, óculos de sol e um boné/chapéu. O sol é forte e você terá que percorrer um caminho que mais parece um deserto. Garanto que irá valer a pena, mas alguns cuidados são necessários. Ah, uma garrafa de água também é bem-vinda.

morro-branco-falesias-2

morro-branco-falesias-3

Labirinto de falésias

Labirinto de falésias

Ao término do labirinto um cenário bonito te aguarda. Alguns ambulantes estarão vendendo água e refrigerante. É o momento certo de se hidratar.

morro-branco-falesias-5

Apesar da praia ser um convite a um bom mergulho, não existe uma boa estrutura de barraca para passar o dia.  Siga em frente até a próxima parada: praia das Fontes.

A dica de ouro é o restaurante do Hotel das Falésias. Siga direto para essa localização e tenha a sua disposição um lugar confortável com piscina, acesso à praia das Fontes, bom atendimento, ótimas opções para alimentação e o melhor, fica a uma curta caminhada da Gruta da Mãe D’água. Quer coisa melhor?! Você terá uma boa infraestrutura e poderá desfrutar de um ambiente calmo bem na beira da praia. O lugar está bem cuidado e as crianças podem curtir a piscina durante todo o dia, sem nenhum custo extra.  

Hotel das Falésias

Hotel das Falésias

Piscina - Hotel das Falesias

Piscina – Hotel das Falésias

Gruta - Praia das Fontes

Gruta da Mãe D’água – Praia das Fontes

Praia na frente do hotel

Praia na frente do hotel. Basta descer alguns lances de escada.

Dica: Existe a opção de conhecer toda a região por meio dos passeios de buggy. Se você estiver de carro essa opção acaba não sendo tão interessante. Caso tenha ido por conta própria, considere esse tipo de passeio para poder explorar os 54 quilômetros de litoral.

•PRAIA DO FUTURO

Com suas megabarracas a praia do Futuro ganhou fama e hoje é considerada a melhor praia de Fortaleza.

O que fazer em Fortaleza

O interessante é que cada barraca possui um estilo e seu público distinto. Espere encontrar barracas de todos os tipos. Algumas contam com playground infantil, outras com longes bacanas e algumas são bem simples. A cada temporada uma nova barraca pode surgir e virar o ”point” da praia. São inúmeras opções ao longo da orla e o visitante acaba sem saber onde parar.

•Croco Beach

É uma das maiores barracas. O visitante que não está acostumado a esse tipo de empreendimento fica abismado como uma barraca de praia pode ser tão grande. A infraestrutura vai além dos tradicionais chuveiros e banheiros comuns entre todas as barracas da orla. Até caixa eletrônico é disponibilizado no ”complexo”, além de lojinhas e muitos cenários bonitinhos.

Crocobeach - Interior

Croco beach – Interior

As crianças são contempladas com piscinas em seu interior e os adultos acabam não tendo grandes preocupações em relação aos perigos do mar, que dependendo da maré, fica bem agitado.

Piscina

Piscina infantil

Não espere o serviço mais rápido do mundo. Em épocas de grande movimento é difícil encontrar uma única mesa vazia e falhas no atendimento são bem comuns.

crocobeach-fortaleza-2

•Terra do Sol

Pense em uma barraca gostosa para passar o dia. Aqui o atendimento é mais rápido e os preços atraentes. O cardápio é repleto de deliciosos petiscos e fartas opções para o almoço.

terra-do-sol-3

A confusão das grandes barracas passa longe desse ponto e você poderá curtir a praia com maior tranquilidade.

Terra do Sol

Terra do Sol

O destaque fica por conta do caranguejo feito no leite de coco. É impossível comer um só e o tempero é fortemente identificado pelo visitante. Aproveite para alugar uma espreguiçadeira por um custo extra e relaxe nesse ótimo ponto da praia.

terra-do-sol-caranguejo

•Guarderia Brasil

É a sensação do momento para os jovens. A barraca é a mais sofisticada da orla e conta com belíssimas tendas em sua decoração.

guarderia

É possível curtir a praia ao som de boa música em um ambiente diferenciado. De vez em quando rolam até festas com DJs.

Longes são disponibilizados em seu interior por um custo extra. O turista tem a possibilidade de se instalar nos confortáveis e exclusivos espaços.

guarderia-2

guarderia-praia

•Chico do Caranguejo

A barraca tem o estilo de tamanho da Croco Beach, porém não possui um interior tão bonito.

fortaleza-chico-do-caranguejo

As crianças podem acessar a área da piscina por um custo extra e uma boa infraestrutura é disponibilizada no local.

fortaleza-praia-do-futuro-barraca

A barraca é uma das mais lotadas, o que acaba reduzindo a qualidade do atendimento. Não espere encontrar um ambiente calmo e se programe se for almoçar na praia. Faça o seu pedido com muita antecedência, pois a refeição pode demorar bem mais do que 1 hora.

Refeição

Opção de almoço – Escondidinho de camarão

Uma forma de acalmar os ânimos é se entregar as massagens disponibilizadas em tendas ao lado da barraca. O investimento é mínimo e você sai realmente relaxado.

•Vila Galé

A barraca do hotel Vila Galé é uma das melhores opções para quem deseja fugir da ”muvuca”.

vila-gale-4

vila-gale-3

Lounge no interior da barraca

O atendimento é ótimo, o ambiente é super agradável e o ponto da praia é excelente. Na maré baixa algumas piscininhas se formam na areia, fazendo a alegria da criançada.

Piscininhas que se formam na altura da barraca

Piscininhas que se formam na altura da barraca

•CUMBUCO

A pequena vila é cercada por dunas e belas paisagens. Devido à proximidade com a capital cearense (35km), muitos visitantes acabam se deslocando até Cumbuco em busca de diversão.

Areias de Cumbuco

Areias de Cumbuco

Praias como a Barra do Cauípe e Icaraí são boas opções, mas a mais movimentada e centralizada é a Praia do Cumbuco, ponto de partida da maior parte dos passeios.

O indicado é seguir para um bom restaurante na praia para passar o dia. Existem várias opções, sendo o Velas do Cumbuco uma ótima escolha. Várias atividades são oferecidas no local.  É possível fazer passeios de jangada, buggy, alugar quadriciclos, praticar kitesurf e até andar de jegue (rsrsrs).

Passeio de jangada

Passeio de jangada

Os clientes podem utilizar uma pequena piscina presente no restaurante e desfrutar de toda a infraestrutura do local sem nenhum custo extra.

velas-do-cumbuco

img_9967

O cardápio é variado e existem boas opções para o almoço. Para petiscar, uma boa opção é a típica carne de sol acompanhada com macaxeira frita. Ô delicia!!!

Se desejar fazer o passeio de buggy, saiba que existem roteiros curtos (1h) e longos (2h30). É possível escolher o passeio com emoção ou sem emoção. Isso significa o grau de intensidade que o bugueiro irá fazer as manobras nas dunas. O roteiro contempla a Lagoa do Banana, Lagoa de Parnamirim, Barra do Cauípe e descida de esquibunda. Cenários paradisíacos poderão ser observados durante o passeio.

img_0008

•CANOA QUEBRADA

É uma das estrelas do litoral cearense. A vila tem um astral esotérico e as falésias são o chamariz dos visitantes.

canoa-quebrada

Uma forma interessante de conhecer a região é através dos passeios de buggy. No meio das dunas surgem alguns oásis onde é possível comer peixe fresco e aproveitar as tirolesas nas lagoas.

É muito comum as agências oferecerem passeios de um dia para o local. Na maioria dos casos ainda combinam Canoa Quebrada com Morro Branco e Praia das Fontes. Essa excursão não é indicada, pois o turista acaba não conhecendo nada. Tudo é feito com muita pressa e você acaba não conseguindo formar a sua impressão dos lugares. O Nordeste é especialista em propiciar momentos de relaxamento e prazer em seus passeios, portanto não vale a pena sair correndo para conhecer tudo ao mesmo tempo. Opte por ficar pelo menos 1 noite em Canoa Quebrada para ter uma melhor experiência, mas se não der, pelo menos faça um destino em cada dia. Nada de sair mesclando praias no mesmo dia.

Dica: Vá ao Pontal do Maceió para admirar um belíssimo pôr do sol.

Dica 2: Se você está com crianças não deixe de conhecer a Barraca Chega Mais Beach. O local conta com duas piscinas (sendo uma exclusiva para crianças), um pequeno playground infantil e uma boa estrutura para passar o dia.

Obs: A distância de Fortaleza para Canoa Quebrada gira em torno de 2h40 de carro. O tempo pode aumentar se o trajeto for realizado de ônibus.

•BEACH PARK

O Beach Park é um famoso parque aquático localizado em Aquiraz. O complexo mantém a sua estrutura na intimista praia do Porto das Dunas. A distância da capital é de 26 quilômetros.

beach-park

Se prepare para um dia de muita diversão e adrenalina. O parque possui zonas e atrações para todas as idades, o que acaba o tornando atrativo para todos os públicos.

Um dos brinquedos mais famosos é o Insano. É preciso ter muita coragem para enfrentar os seus 41 metros de altura de queda livre. Haja coração!

Para ler o post completo sobre o parque, clique aqui.

•MERCADO CENTRAL

É o local perfeito para comprar lembranças da cidade, objetos em couro, rendas, tecidos, castanhas e artesanato. Se você está em busca dos licores e cachaças, o mercado também possui ótimas opções de compra para o turista. Tenha cuidado com as cachaças locais. O resultado de uma única dose pode te trazer lembranças que você desejaria esquecer.

mercado-central-fortaleza

Os preços praticados no mercado são os mais baratos da cidade. No local ainda é possível encontrar restaurantes especializados em comida típica nordestina.

•CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR

O centro cultural é um dos maiores do Brasil e abriga o Museu de Arte Contemporânea, um planetário, um museu de história e antropologia e uma sala de teatro e cinema.  

A programação é bem ampla e oferece aos visitantes shows, exposições, festivais e até atividades infantis. Clique aqui e confira o que estará acontecendo no período da sua viagem.

O complexo possui boas opções para curtir a vida noturna. Cafeterias, restaurantes e bares ao ar livre podem ser encontrados.

•TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

O teatro homenageia o escritor romancista de Iracema, José de Alencar.

A construção foi finalizada em 1908 e a alta estrutura de ferro foi importada da Escócia. O estilo Art Nouveau está presente na decoração do seu interior.

banner_mododica_base

Posts Relacionados