O QUE FAZER EM COZUMEL

Cozumel é famosa por suas praias paradisíacas e as históricas ruínas maias. Atividades com snorkeling, mergulho de cilindro, parasailing e passeios de quadriciclo são alguns dos atrativos encontrados na ilha.

Uma boa forma de conhecer Cozumel é alugando um carro ou scooter e sair explorando a ilha. Você pode passar por todas as atrações mencionadas abaixo, ou selecionar as que considera mais interessantes. Independente da sua escolha, não deixe de fazer um mergulho e desvendar as profundezas desse incrível mar azul turquesa.

•CHANKANAAB BEACH ADVENTURE PARK

O Chankanaab Park é um parque de aventuras, ao sul de Cozumel. Os visitantes têm a chance de passar o dia em um refúgio natural, onde é possível praticar snorkeling, visitar uma fazenda de crocodilos, admirar representações de ruínas maias, curtir agradáveis jardins, relaxar com uma massagem em frente à lagoa que dá o nome ao parque e participar de um dos programas de interações com animais marinhos.

Chankanaab | Foto: conexaocancun.com.br

A experiência de nadar com golfinhos no parque, oferecido pelo Dolphin Discovery, é uma das atividades mais procuradas pelos turistas.

Endereço: Carretera Costera Sur Km. 9.5, 77600 Cozumel, QR. | Horário de funcionamento: Diariamente – 08h00 às 17h00.

Preço: 21 USD para adultos e de 14 USD para crianças. Se você comprar um dos programas de interação com golfinhos, peixe-boi e leões marinhos, a entrada no parque será gratuita. O valor acima refere-se ao ano de 2017. Consulte o site para checar se o valor sofreu alterações.

PUNTA SUR ECO BEACK PARK

O parque está localizado na ponta sul de Cozumel. É a maior reserva ecológica da ilha e conta com vários projetos ambientais em desenvolvimento.

Mapa do parque | Foto: Divulgação

Além de curtir as belíssimas praias e praticar snorkel no arrecife Chunchacab, os visitantes podem observar os ninhos de tartarugas, tirar fotos de pássaros exóticos, subir no Farol Celarain, visitar a lagoa de crocodilos, conhecer a pequena ruína maia El Caracol, o Museu de Navegação Marítima e curtir o animado Papito’s Beach Club.

Farol Celarain | Foto: conexaocancun.com.br

 

Dica: A barreira de corais fica uns 300 metros mar adentro e existe a possibilidade de alugar equipamentos de mergulho. O percurso pode ser um pouco cansativo para quem não é acostumado a nadar e praticar snorkeling.

Endereço: South Coastal Road 15 miles. | Horário de funcionamento: Segunda a Sábado – 09h00 às 16h00.

Preço: Adultos 14 USD e crianças (3-11 anos) 8 USD.

•MERGULHO

A grande Barreira da Mesoamérica é o lar de uma ampla variedade de criaturas marinhas e estende-se por mais de mil quilômetros na costa leste, da Península de Yucatán até Belize, Guatemala e Honduras.

Se você curte mergulhar de cilindro ou snorkel, Cozumel é o destino certo. A ilha possui uma das áreas mais espetaculares do planeta para o treino de mergulho.

Foto: conexaocancun.com.br

As águas transparentes e a intensa vida marinha propiciam um ambiente perfeito para a prática de mergulho – com snorkel e cilindro. Os visitantes podem encontrar uma grande variedade de corais multicoloridos, moles e duros, peixes de diversos tamanhos e espécies, cavalos-marinhos, tartarugas, barracudas, moreias, peixe-sapo (típico da região), arraias, caranguejos, lagostas e até tubarões-lixa.

 

Cozumel conta com mais de 40 pontos de mergulho para praticantes de todos os níveis, mas nem todos possuem a mesma qualidade e visibilidade.

O norte da ilha é pouco frequentado, sendo uma boa opção apenas na época em que é visitado pela arraias-águia (dezembro a fevereiro). Essa região recebe uma forte correnteza, exigindo experiência por parte dos mergulhadores.

O sul da ilha concentra os melhores arrecifes e a correnteza é de leve a moderada. Os pontos mais disputados são as paredes de Santa Rosa, Cedral e Palancar, que contam com jardins coralinos, cavernas e barracas subaquáticas.

Ao chegar no terminal de cruzeiros, várias empresas abordam os turistas oferecendo diversos tipos de passeio. Faça uma rápida pesquisa de preço, questione o ponto do mergulho e verifique os equipamentos e qualificação dos guias antes de fechar negócio. A sua segurança está em jogo, então não se deixe levar por preços muito abaixo do praticado pelas operadoras.

Os centros de mergulho costumam organizar saídas diárias com duas imersões. A primeira opção em até 30 metros de profundidade e a segunda mais rasa.

Os mergulhos de snorkel são em locais mais rasos, em até 10 metros de profundidade, onde jardins coralinos e uma variedade enorme de peixes podem ser apreciados.

Palancar é o ponto mais famoso de mergulho, com 70 metros de visibilidade.

•EL MIRADOR

El Mirador é um mirante natural de pedra localizado na costa leste da ilha. É possível observar o incrível mar do caribe e, nesse ponto, as ondas batem forte e o azul é ainda mais intenso.

El Mirador | Fonte: cozumelsnorkel.net

•PRAIAS | BEACH CLUBS

THE MONEY BAR

O Beach Club é tão bacana que virou atração turística na ilha. Totalmente pé na areia, The Money Bar é uma opção interessante para quem deseja relaxar em confortáveis espreguiçadeiras, desfrutar de um cenário exuberante, consumir bons petiscos e drinks, e ainda ter um ótimo ponto de mergulho à disposição.

Águas transparentes – The Money Bar

A cor da água é absurdamente transparente, tornando a visibilidade perfeita para a prática de snorkel. Quem não tem muita habilidade, não terá dificuldade. O local tem partes rasas, não tem ondas e o ambiente é bem calmo.

 

O restaurante dispõe de um cardápio variado, que inclui comida mexicana, carnes, massas e sanduíches.

 

Não é preciso pagar para entrar no Beach Club e também não existe consumação mínima. No local é possível alugar equipamentos para mergulho e bicicleta.

Cenário – The Money Bar

 

Endereço: Km 6.5, Carretera Costera, Zona Hotelera Sur, 77600 San Miguel. | Horário de funcionamento: Segunda a quarta – 07h00 às 21h00 / Quinta a domingo – 07h00 às 22h00 .

ISLA DE LA PASIÓN

Parece um mundo isolado e o cenário é formado pelo mar cristalino e as areias branquinhas da praia.

Está localizada na ponte norte da ilha e os visitantes podem contar com restaurantes, bares e a possibilidade de praticar diversos esportes aquáticos.

SAN FRANCISCO

É a praia mais tradicional de Cozumel e está localizada a 14,2 km ao sul do centro da ilha.

Praia San Francisco | Foto:viagemterapia.com.br

O San Francisco Beach Club oferece excelentes frutos do mar, cadeiras de praias, bebidas exóticas, piscina, loja de souvenir, piscina e uma boa variedade de esportes aquáticos (jet-ski, parasailing, snorkeling, banana-boat e alguns outros brinquedos na água).

A praia possui uma boa faixa de areia, porém os arrecifes ficam um pouco distantes da orla.

Possivelmente será cobrado uma taxa de 10 USD de consumação (por pessoa), para ter acesso às cadeiras de praia.

Endereço: Carretera Costa Sur, Km 14 + 250m. – Cozumel, México.

MR. SANCHO’S

É um belo clube de praia com típica ambientação mexicana. O local é ótimo para passar um dia inteiro, pois o visitante tem à disposição uma praia de areia branca exclusiva, brinquedos e atividades aquáticas, passeio a cavalo, restaurantes, duas piscinas e redes para descanso. Se você estiver viajando com crianças, Mr. Sancho’s é a pedida ideal.

 

O Beach Club oferece passes diários com tudo incluído. Será cobrada uma taxa e estará incluso bebidas, refeições e caiaque. O valor é válido, principalmente para quem gosta de consumir drinks. Quem não deseja o passe diário, pode pagar um pequeno valor para usufruir da estrutura.

Mr. Sancho’s | Foto: Divulgação

Endereço: Km. 15, Carretera Costera Sur, 77600 Cozumel. Horário de funcionamento: Segunda a sábado – 08h00 às 17h00.

Preço: All inclusive – Adulto (+ 18 anos: 55 USD) | All inclusive – Teen (13-17 anos: 40 USD) | All inclusive – Kids (4-12 anos: 35 USD) | Acesso ao Beach Club: 12 USD.

PRAIA PALANCAR

Playa Palancar atrai centenas de turistas em busca de um dos melhores pontos de mergulho livre da ilha.

Com águas calmas, palmeiras e peixes tropicais, a bela praia é perfeita para revigorar a alma. Nessa praia você se dará conta de que realmente está no caribe mexicano.

Praia Palancar | Foto: httpmedia7.trover.com

No local é possível alugar equipamentos de mergulho, participar de excursões até um dos arrecifes da região e curtir atividades aquáticas (caiaque e parapente).

•SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SAN GERVASIO

O sítio arqueológico está localizado na região central de Cozumel, a sete quilômetros do centro.

Ruínas San Gervasio | Foto: Wanderlum.com

As ruínas maias são as mais importantes da ilha. No local não existe nenhum folheto com qualquer informação histórica, por isso é interessante fazer a visitação com um guia local.

É possível estacionar na região e o local conta com banheiros e barracas de artesanato.

Endereço: Carretera Transversal, Km 7,5.

•CENTRO DA ILHA

O centro é uma região muito agradável para passear. Existem lojas com artesanato mexicano, souvenir e tequilas de boa qualidade.

Os estabelecimentos são coloridos, o clima é descontraído e o ambiente é bem movimentado. Quem gosta de baladas, não pode deixar de conhecer o famoso Señor Frog’s.

Centro Cozumel

•COMPRAS

Cozumel é uma região livre de impostos, o que acaba deixando os preços mais vantajosos em relação ao Brasil. De todo modo, não espere encontrar valores parecidos com os encontrados nos Estados Unidos.

A maioria das lojas estão localizadas no centro da ilha, principalmente na Avenida Rafael E. Melgar e nas imediações da Plaza Principal (também conhecida como Plaza del Sol). Quanto mais distante for a loja do terminal de cruzeiros, maiores são as chances de obter um bom preço. A área do terminal é bem turística, elevando os preços dos produtos.

Se você deseja comprar lembranças para trazer ao Brasil, considere passar em uma loja de artesanato. A arte folclórica mexicana tem personalidade e força. Os itens são de boa qualidade e as cerâmicas são produzidas com técnicas antigas e modernas. O artesanato mexicano é um dos espelhos da riqueza cultural do México.

Está sem tempo de planejar a sua viagem? Clique aqui e confira o roteiro de um dia que preparamos para você.

Os preços estão baseados no ano de 2017.

Posts Relacionados