O Litoral Norte é composto pelas seguintes praias: Redinha, Santa Rita, Genipabu, Barra do Rio, Graçandú, Pitangui, Jacumã, Porto Mirim, Muriú, Prainha, Barra de Maxaranguape, Caraúbas, Maracajaú, Pititinga, Zumbi, Rio do Fogo, Carnaubinha, São Miguel do Gostoso, Praia do Marco, Grossos e Tibau.

É bem fácil percorrer os pontos turísticos mais famosos  dessa rota de carro, ou até por meio do passeio de Buggy. A diferença é que o Buggy permite a visitação nas dunas móveis e fixas da cidade, além do passeio ser feito em grande parte pelas areias das praias. De fato acaba sendo mais bonito, e você pode combinar com o motorista de passar mais tempo nos locais de interesse. Para ser possível essa liberdade de escolha, pague por um passeio privativo no caso de você estar em duas pessoas.

Dunas de Genipabu

Dunas de Genipabu

ROTEIRO TURÍSTICO

A primeira praia do roteiro é a Redinha. Na verdade essa praia não é atrativa, e a única atração da região é um Aquário bem simples. Só vale a pena perder tempo nessa atração se você estiver com crianças. Não espere ver nada além de pouca variedade de peixes, tubarão lixa e pinguins.

A praia de Genipabu vem logo em seguida mostrando aos turistas que a sua fama não é mera coincidência. O cenário é composto de belíssimas dunas, coqueiros, e pra finalizar o mar possui águas mornas.

genipabu-natal

Praia Genipabu

Se você estiver conhecendo o litoral por meio do passeio de Buggy, o acesso a praia será feito pelas dunas. Haverá uma pausa na Lagoa de Genipabu (no meio as dunas). É realmente extraordinário.

No caso da visita a Genipabu de carro alugado, dá para acessar o topo das dunas caminhando. Se prepare pois é um pouco cansativo, mas o visual lá de cima valerá o esforço.

Lagoa Genipabu

Lagoa Genipabu

No alto das dunas é oferecido um passeio (pago) nos dromedários. As crianças se divertem com os animais!

Dromedário

Dromedário

Dunas douradas

Dunas douradas

GENIPABU – BARRA DO RIO

Saindo de Genipabu você irá passar pela Barra do Rio. Através de uma balsa você seguirá para as demais praias do litoral norte. A paisagem com certeza vai chamar a sua atenção. A praia possui uma grande extensão e é bem tranquila. As águas são tão calmas que dão a sensação de que se está em uma lagoa.

Travessia na balsa

Travessia na balsa – Barra do Rio

LAGOA DE PITANGI

O próximo ponto é a Lagoa de Pitangi. Alguns bugueiros preferem parar na lagoa no retorno do passeio, mas se você estiver de carro pode parar na ida. Antigamente o acesso de carro era conturbado, porém hoje já é possível chegar tranquilamente (30 km de distância de Natal).

A lagoa é perfeita para banho por possuir águas calmas. Só tenha atenção em relação a profundidade, que pode chegar até 5 metros em seu centro. O local tem uma boa infraestrutura (restaurante e banheiros), e dá tranquilamente para passar o dia todo curtindo suas águas mornas. Reparem que a água é escura, porém é 100% limpa. Se jogue sem medo!

Brinquedos na lagoa.

Brinquedos na lagoa.

O bacana é que você tem a sensação de estar em meio ao deserto, pois a lagoa fica no meio das dunas douradas da região. É um cenário digno de muitas fotos.

LAGOA DE JACUMÃ

Continue o roteiro até a próxima lagoa: Jacumã. Ela está localizada na cidade de Ceará Mirim, cerca de 35 quilômetros da cidade de Natal. Aqui a pedida é se aventurar no skibunda e aerobunda. Entendo que o nome dessas atividades pode gerar duvidas nos maliciosos de plantão, então nesse caso é melhor esclarecer as coisas rsrsrs. Essas atividades são uma modalidade de ”esporte aventura” praticado no Nordeste. Consiste em descer de uma duna sobre uma prancha de madeira (skibunda), ou sobre um cabo de aço(aerobunda), e mergulhar diretamente na lagoa. Acaba sendo uma atividade gostosa pelo prazer de estar em contato com a natureza, e a diversão é garantida.

Aerobunda na Lagoa de Jacumã

Aerobunda na Lagoa de Jacumã

Quem busca um pouco mais de emoção e velocidade pode experimentar o kamikase. A descida é feita do alto da duna por meio de uma prancha bodyboard.

Kamikase - Lagoa de Jacumã

Kamikase – Lagoa de Jacumã

Pra fechar a visita não deixe de experimentar os espetinhos de lagosta vendidos na lagoa. Ô coisa boa ”da peste” (traduzindo a gíria nordestina, é algo extraordinariamente bom).

OUTRAS PRAIAS

Seguindo adiante as próximas praias são Muriú, Prainha, Barra de Maxaranguape e Caraúbas. Espere encontrar o mesmo cenário típico da costa nordestina. Ampla faixa de areia, coqueiros e mar tranquilo com barquinhos e jangadas complementando a paisagem. Escolha a que mais te agradar, e aproveite esse ambiente sossegado que muitas vezes está completamente vazio. Normalmente os passeios de buggy que contemplam o litoral norte terminam nessas praias. Se você estiver de carro pode seguir adiante, ou retornar em outro dia para aproveitar melhor o último destino de destaque ao norte.

MARACAJAÚ

No município de Maxaranguape, a 60 quilômetros de distância de Natal está  Maracajaú. Conhecida como o caribe do Rio Grande do Norte, os seus parrachos naturais e diversificados encantam os turistas que são apaixonados por belezas naturais.

Parrachos de Maracajaú

Parrachos de Maracajaú – Fonte: praiasdenatal.com.br

Uma boa opção é destinar um dia inteiro para curtir essas incríveis piscinas naturais. A jogada é chegar cedo para pegar a maré baixa, fechar o passeio de catamarã ou lancha (essa segunda opção bem mais rápida), e aproveitar para nadar e apreciar a fauna e flora marinha que são tão bonitas nessa região. Para chegar nos parrachos é necessário cruzar 7 quilômetros além da costa.

Esse é um dos passeios mais famosos de Natal, e imperdível para quem não dispensa um bom passeio de barco.

Descubra também as belezas do Litoral Sul clicando aqui.

Posts Relacionados