MELHOR ÉPOCA PARA IR À CHAPADA DOS VEADEIROS

A Chapada dos Veadeiros possui basicamente duas estações no ano: época das chuvas e da seca.

ÉPOCA DAS CHUVAS

Período: outubro a maio.

Tente evitar esses meses. Além da chuva ser um empecilho para a realização de alguns passeios, a água pode ficar barrenta e perder todo o seu encanto.

Durante esse período, o fenômeno natural tromba d’água, que é o aumento do volume de água repentino, é real. Se estiver de viagem marcada na época das chuvas, procure realizar os passeios com guias locais. Não ignore os perigos da força da água, evitando assim possíveis acidentes.

Nesse link é possível ler uma matéria sobre uma tromba d’água que assustou os turistas que visitavam a cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante. Os turistas afirmaram que tudo terminou bem graças à experiência dos guias locais. Caso contrário, eles poderiam ter sido arrastados pela correnteza.

O Vale da Lua, por exemplo, fica com um nível de água bem elevado na época das chuvas. Existem casos de pessoas que perderam a vida devido ao fenômeno natural.

ÉPOCA DA SECA

Período: abril a setembro.

Essa é a melhor época para visitar a Chapada. As águas ficam ainda mais cristalinas e você não corre o risco de ter o passeio cancelado pelas chuvas.

Os dias ensolarados e o céu azul formam o cenário perfeito para curtir as atrações da região.

Atenção: Nessa época qualquer faísca pode se espalhar rapidamente e começar um incêndio. Por isso, jogue a bituca de cigarro em locais apropriados e não faça fogueiras.

CLIMA

A temperatura média anual é de 25° C, podendo alcançar até 40° C na primavera.  O clima predominante é o tropical sazonal, de inverno seco.

ENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS – JULHO

Visitar a Chapada durante o período do Encontro de Culturas Tradicionais pode ser uma experiência única.

O encontro começou em 2001 e, desde então, é a marca registrada da vila de São Jorge nesse mês, com a presença de grupos de cultura popular de todo o país.

Espere encontrar apresentações culturais, alvoradas, oficinas, rodas de prosa, exibição de filmes e exposições. As ruas ficam movimentadas, coloridas e repletas de luzes.

Clique aqui para consultar a data do evento no ano da sua visita.

Clique aqui e confira todas as atrações da Chapada dos Veadeiros.

Posts Relacionados