Para quem não está familiarizado com a diversidade da Federação Russa, um dado pode surpreender. A Rússia é composta por 85 regiões, das quais 22 são repúblicas.  Isso quer dizer que 22 regiões da Rússia têm o direito e o poder para estabelecer sua própria Constituição e determinar a sua língua oficial. Esse é o caso do Tartaristão (Tatarstan em russo), uma república de quase 68000 quilômetros quadrados com predominância da religião muçulmana e cuja capital é Kazan. Nela, as duas principais línguas são o tártaro e o russo.

Kazan é uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes. Está localizada nas margens do rio Volga, a 820 quilômetros de Moscou. Nessa linda cidade, o visitante poderá conhecer a cultura tártara, experimentar uma gastronomia única e descobrir como culturas e etnias diferentes podem conviver em paz.

Vista aérea Kremlin de Kazan / Fonte: AirPano.ru

A cidade, que já foi palco dos Jogos Olímpicos Universitários em 2013, vai voltar a ser palco de um evento de proporções mundiais em 2018, quando servirá de sede para seis jogos da Copa do Mundo. Entre as partidas, haverá disputas decisivas como um jogo de oitavas e um jogo de quartas de final. Tudo isso na recém construída Arena Kazan, um moderno estádio com capacidade para 45 mil torcedores.

KAZAN – COMO CHEGAR

O Aeroporto Internacional de Kazan fica localizado a 26 quilômetros do centro da cidade e é acessível por micro-ônibus (nº197) ou trem, além de táxi ou carro particular.

O trem é a melhor opção para quem não está familiarizado com a cidade, pois a duração do percurso até o centro da cidade é de apenas meia hora e a estação fica nas dependências do próprio aeroporto.

Os micro-ônibus circulam das 6h às 22h e custam de 20 a 40 rublos. Já os trens circulam diariamente das 6h30 às 22h30 e custam 40 rublos.

KAZAN – COMO CIRCULAR

Kazan é uma cidade russa de grande importância cultural, científica e econômica. Possui um sistema de transporte bem integrado, com metrô, ônibus, tramway (bonde) e trolleybus (ônibus elétrico).

O metrô funciona das 6h à meia noite e possui três tipos de cartões. O cartão unitário custa 25 rublos; o smart-card com 1 a 49 passagens, tem valor de 23 rublos por viagem. Há também o cartão de 50 viagens, com custo de 15 rublos por trajeto. O cartão vale também para os outros meios de transporte público.

A promessa das autoridades locais é que o metrô, que hoje já cobre uma boa parte da cidade, ganhe uma segunda linha até 2018. Junto com os outros meios, o sistema de transporte da cidade é muito abrangente.
Se preferir ter mais liberdade na locomoção, em Kazan também é possível solicitar Uber ou alugar um carro próprio no aeroporto.

Orla de Kazan / Fonte: photokzn.ru

KAZAN – ONDE SE HOSPEDAR

A maior parte das atrações da cidade fica na região do centro antigo, nas proximidades do Kremlin de Kazan. Portanto a melhor área para se hospedar é no Bairro Vakhitovskiy (Vakhitovskiy Rayon). Nessa região, há diversas opções de hospedagem, restaurantes e a facilidade de transporte por metrô e ônibus vai ajudar bastante o passeio.

Vista terraço Center Hotel Kazan

O ponto negativo dessa região é que ela fica mais distante da Arena Kazan – estádio dos jogos da Copa. Se deseja ficar mais perto do estádio, a dica é procurar hospedagem na região do Aquaparque Riviera, no bairro Novo-Savinovskiy (Novo-Savinovsky Rayon).

KAZAN – O QUE FAZER

Clique aqui e veja o que fazer na cidade.

Posts Relacionados