Sardenha é uma ilha da Itália que está ancorada nas águas mais azuis do Mediterrâneo. Seu litoral extenso é repleto de praias de águas cristalinas alternadas com áreas rochosas.

Há muito para se explorar na segunda maior ilha do Mediterrâneo: interiores selvagens, praias de areia branca, tradicional culinária sarda e aldeias antigas repletas de história.

Moeda: Euro.

Idioma: Italiano.

Visto: Brasileiros não necessitam de visto para turismo.

Quando ir: A melhor época é de maio a setembro (verão). Se puder, evite os meses de julho e agosto. Esse é o período de férias dos europeus, portanto espere pagar taxas mais elevadas, além de estradas e pontos turísticos lotados. Qualquer outra época do ano não é indicada. A cidade fica completamente vazia, com grande parte dos restaurantes, lojas e hotéis fechados.

Como chegar: Avião é de longe a maneira mais prática de chegar à ilha. O aeroporto principal está em Cagliari (Elmas), com outros dois menores em Alghero (Fertilia) e Olbia (Costa Esmeralda).

Quantos dias: No mínimo 1 semana. A ilha é enorme, e possui diversas atrações com uma boa distância entre si.

Onde de hospedar: Pensando nos aeroportos da ilha, podemos dividi-la em 3 regiões: Cagliari (sul), Alghero (oeste) e Olbia (norte). A hospedagem vai depender das áreas que você desejar conhecer. É interessante se hospedar próximo ao centro de cada região. A ilha tem locais bem isolados, e os centros possuem uma maior concentração de lojas, restaurantes e bares.

Como circular: O carro é o meio de transporte mais indicado. O transporte público pode ser frustrante se o visitante não conhecer muito bem a região. Além disso, algumas atrações só podem ser acessadas de carro.

O que fazer: Há muito o que fazer na ilha, mas o grande destaque fica por conta das praias de águas calmas e transparentes. As distâncias entre os pontos turísticos são consideráveis, além das estradas serem sinuosas e em alguns pontos o tráfego de carros é bem intenso.

É fundamental montar um roteiro para se guiar. Estabeleça algumas bases de acordo com os pontos turísticos de maior interesse, e se quiser economizar tempo, chegue por um aeroporto e saia por outro. Uma dica interessante é analisar em que província os pontos turísticos de maior interesse estão localizados, e assim ir selecionando as bases para acesso. As seguintes províncias constituem a Sardenha: Sassari, Olbia-Tempio, Cagliari, Nuoro, Oristano, Ogliastra, Carbonia-Iglesias e Medio Campidano.

Mapa da Sardenha dividido por províncias - Fonte: Wikipedia

Mapa da Sardenha dividido por províncias – Fonte: Wikipedia

As atrações mais visitadas estão concentradas nas províncias de Sassari e Olbia-Tempio. Busque uma hospedagem em cada província se desejar otimizar seu tempo.

PROVÍNCIA SASSARI

ALGHERO

A cidade situa-se na costa da província de Sassari e foi fundada no século X. Possui ruas banhadas pelo sol (com uma tonalidade incrivelmente distinta), arcos medievais, monumentos históricos, grutas e boutiques famosas.

alghero

Uma caminhada pelo porto pode ser compensadora. O estilo de vida tranquilo passa um certo ar de sossego e tranquilidade.

Por do sol no porto de Alghero

Por do sol no porto de Alghero

alghero-sardenha

•Torre Espero Rejal: Atualmente conhecida como Torre de Sulis, pertence ao período XVI. Na cidade foram construídas diversas torres ao longo da costa no período de domínio espanhol. Todas elas tinham o mesmo objetivo: estratégia de defesa militar em caso de ataques pelo mar.

Torre Espero Rejal

Torre Espero Rejal

•Centro medieval: Perca-se na famosa Via Roma. Em seu percurso é possível encontrar diversas lojas com artesanato local, e se deslumbrar com as exibições das joias feitas com os corais vermelhos (típicos da ilha). O charme de Alghero é justamente o seu centro medieval. Um passeio pela região fará você entrar no clima da cidade.

via-roma

artesanato-sardenha

Contudo são as paisagens naturais nas proximidades que fazem Alghero entrar no roteiro de viagem.

•Gruta de Netuno: Uma das maravilhas naturais mais impressionantes da Sardenha. São grutas naturais localizadas na região de Capo Caccia. Podem ser acessadas de carro (cerca de 45 minutos de distância de Alghero) ou de barco (saída do porto de Alghero). Essa é uma atração paga!

Atenção: Se optar por ir de carro prepare-se para enfrentar uma escadaria que possui em torno de 656 degraus para acesso as grutas. Avalie suas condições físicas para não acabar desfalecendo no meio do caminho. Lembre-se que o pior não é a descida, e sim a subida.

Gruta Neptuno - Fonte: http://www.panoramio.com

Gruta Neptuno – Fonte: http://www.panoramio.com

Fonte: http://www.italymagazine.com

Fonte: http://www.italymagazine.com

•Stintino: Região onde está localizada uma das praias mais famosas da ilha (La Pelosa). O post completo sobre as praias de Stintino pode ser acessado aqui.

Stintino - Águas límpidas da praia La Pelosa

Stintino – Águas límpidas da praia La Pelosa

PROVÍNCIA OLBIA-TEMPIO

OLBIA

Chamada pelos gregos de ‘’cidade feliz’’, Olbia é considerada um dos centros turísticos mais importantes da ilha.

Geralmente é ignorada na investida de verão para a Costa Smeralda, e por isso acaba sendo uma base econômica de acesso. Além de hotéis contendo um preço convidativo, os restaurantes e bares ao redor oferecem um preço justo.

 A cidade tem muito a oferecer. Seu centro histórico é movimentado e repleto de lojas, feiras a céu aberto, praças com cafés e um porto encantador.

Centro Olbia

Centro Olbia

olbia-porto

•Shopping Auchan: Em Olbia está localizado um centro comercial com diversas opções de lojas. Para a sorte das consumistas de plantão, no verão as lojas fazem liquidações realmente tentadoras. Algumas lojas famosas estão presentes: Zara, Pandora, Kiko, Bershka, Desigual e Game Stop. É possível lojas de artigos eletrônicos (3 store), malas (Carpisa), moda praia (Calzedonia) e calçados (Foot Locker).

Interior centro comercial Auchan

Interior centro comercial Auchan

COSTA SMERALDA

Região mais badalada da Sardenha. Foi batizada com esse nome devido as cores verde-azul brilhante de suas águas. A costa se estende por 55km e imagens clássicas da Sardenha são encontradas: praias de areias brancas e águas límpidas, rochedos castigados pelos ventos trazidos do mar e milionários desfilando em iates luxuosos.

Spiaggia Del Principe é uma das praias que representa essas imagens clássicas da ilha. Considerada um destaque da Costa Smeralda, já nos presenteia com uma vista de tirar o fôlego em sua trilha de acesso. A praia é isolada e selvagem, e muitos a consideram a mais bela da região.

Spiaggia Del Principe - Trilha de acesso à praia

Spiaggia Del Principe – Trilha de acesso à praia

Fonte : Beachoo 

sardenha-costa-smeraldacosta-smeralda

Atenção: Para chegar à praia é necessário deixar o carro em um estacionamento privado e fazer uma caminhada de 5 a 10 minutos.

Pode-se dividir a Costa Smeralda em áreas de maior destaque turístico: Arquipélago Madalena, Porto Cervo e Porto Rotondo.

·Arquipélago de Maddalena

Composto por 7 ilhas principais (La Maddalena, Santa Maria, Caprera, Tripas, Santo Stefano, Razzoli e Spargi) e várias ilhotas menores. O arquipélago é um destino popular entre os turistas pelas suas belezas naturais. Acesse um post completo com todos os detalhes necessários para a sua visita. Você será surpreendido com imagens fascinantes.

maddalena

·Porto Cervo

Vilarejo mais chique da Costa Smeralda. Vilas, boutiques e baladas são a sua essência.

Os hotéis possuem um preço bem elevado, e todo o comércio acompanha essa realidade. Os ricos e famosos geralmente são vistos por aqui, tendo em vista que o luxo é característico de Porto Cervo, além de suas baladas VIPs.

Fonte: http://www.bushandnoble.com/

Fonte: http://www.bushandnoble.com/

Dica: Se você gosta de balada não deixe de ir na Billionaire. É uma das boates mais famosas da Costa Smeralda.

·Porto Rotondo

Porto turístico criado dentro de uma enseada natural. Considerado destino de luxo, é praticamente uma passarela onde celebridades internacionais e milionários gostam de ser vistos durante suas férias de verão.

O Porto Rotondo foi agraciado com a Bandeira Azul da Europa (reconhecimento por ser um dos portos mais limpos e equipados do continente).

Fonte: http://mangiarebuono.it

Fonte: http://mangiarebuono.it

Deu para notar que um roteiro bem organizado é a chave para conhecer as inúmeras atrações disponíveis na ilha. Não deixe de conferir os post relacionados, e qualquer dúvida deixe um comentário abaixo.

Posts Relacionados