Ahhh Natal! A queridinha do nordeste é reconhecida como a cidade do sol, e provoca suspiros nos amantes do nordeste brasileiro. Estar de viagem marcada para Natal é sinônimo de descanso, dias ensolarados, diversão e muitas praias emolduradas por dunas e falésias. São cenários que vão te deixar literalmente no tão sonhado ”Modo Férias”.

Quando ir: O sol brilha durante todo o ano, porém os meses entre março e julho são mais propícios as chuvas. Novembro é um mês indicado por apresentar ótimas temperaturas e preços de baixa estação, porém os demais meses, com exceção ao período de férias, também são indicados. Para os festeiros, em dezembro ocorre o Carnatal (famoso carnaval fora de época da cidade). O evento é bem animado, e conta com a presença de grandes nomes do axé brasileiro (Durval Lelys, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Bel Marques etc).

Quantos dias: 4 dias inteiros são ideais para conhecer os pontos turísticos mais famosos. Como as cidades do nordeste são boas para ficar ”a toa”, quantos mais dias você dispuser, melhor!

Onde se hospedar: O bairro de Ponta Negra é ideal para se hospedar. O local é movimentado durante todo o dia, e possui uma enorme gama de restaurantes, lojas e atrativos turísticos. Outro ponto positivo é que todos os passeios tem saídas da região.

Como circular: É muito comum o turista conhecer os pontos turísticos através dos famosos passeios de buggy. De todo modo, dá pra explorar melhor os arredores da cidade se você estiver com um carro alugado. Será mais fácil se locomover, e não dá pra contar com o transporte público da cidade (bem precário), e os táxis possuem tarifas que giram lá nas alturas (traduzindo, é cilada!). Alugue um carro e fique mais a vontade.

O que fazer: Na cidade os passeios são organizados entre o litoral Sul e o litoral Norte. Natal é uma cidade bem pequena, sendo possível organizar um dia para conhecer as atrações mais centrais, e os outros dias para as mais distantes nos litorais.

• ATRAÇÕES CENTRAIS

PRAIA DE PONTA NEGRA

Ponta Negra é o cartão postal de Natal. Excelente ponto de hospedagem, é aqui que você vai passar horas do seu dia sem fazer absolutamente nada.

ponta-negra

O Morro do Careca é a duna mais fotografada de Natal. Sua altura de 107 metros chama atenção dos visitantes, e a vegetação que cobre as laterais do morro completa o famoso cenário da cidade. Atualmente não é permitido a subida, mas na década de 90 era muito comum subir para apreciar o visual.

Morro do Careca

Morro do Careca

O por do sol visto lá do alto é incrivelmente belo, mas por questões de preservação ambiental a medida de proibição foi necessária.

Atualmente alguns beach clubs se instalaram no extremo sul da praia, nas proximidades do morro do careca, proporcionando um ambiente bem cômodo (música ambiente, banheiros, restaurante, chuveirão e confortáveis cadeiras de pegar sol). Um bom exemplo é o Aloha Beach. A infraestrutura é ótima, e você consegue curtir o seu dia com um conforto maior.

Interior - Beach Club Aloha

Interior – Beach Club Aloha

natal

Vista Aloha

Se você preferir pode se instalar em seu interior, ou ficar pé na areia. O cardápio é bem variado, e conta com drinks, petiscos e refeições generosas.

Prato delicioso servido no Aloha

Prato delicioso servido no Aloha

A água do mar possui uma temperatura muito agradável, o que te possibilita ficar horas dentro da água. Costumo dizer que aqui é o lugar para esquecer dos problemas da vida. Sinta a brisa e curta o ”ficar a toa” mencionado no inicio do post.

natal-aloha

Ponta Negra dispõe de uma orla repleta de lojas, artesanato, restaurantes e cafeterias. Organize uma ida à noite para conhecer uma das regiões mais badaladas da cidade.

FORTE DOS REIS MAGOS

Na Praia do Forte está localizado o Forte dos Reis Magos. Quem se interessa por história deve conhecer o marco inicial da cidade, fundado em 1599. O acesso é feito por uma passarela, e o visual é magnífico.

Forte dos Reis Magos - Fonte: turismo.natal.rn.gov.br

Forte dos Reis Magos – Fonte: turismo.natal.rn.gov.br

O piso e os canhões do forte são originais da época de sua construção, e no seu centro tem uma igreja que armazenava secretamente (em seu teto) munições. É possível conhecer objetos da época colonial, como a “besta”, arma trazida pelos portugueses com o objetivo de arremessar pedras durante as guerras.

O valor da entrada é baixíssimo, e vale a pena destinar um pouco do seu tempo desvendando a história da cidade.

ARTESANATO – CENTROS DE TURISMO 

O artesanato é bem forte na cidade, e por isso não vão faltar lugares/lojas para você encontrar uma boa toalha de renda, por exemplo, ou belíssimos artigos em fibra de coco.

Toalha feita com fibra de coco

Toalha feita com fibra de coco

Alguns locais são mais indicados para a compra de produtos com preços mais convidativos:

Centro de Turismo de Natal – A história desse centro de turismo é no mínimo curiosa. Na década de 30 o local era uma cadeia pública da cidade, e atualmente as lojinhas funcionam dentro das celas. No local também estão presentes alguns restaurantes com típica comida nordestina, e as quintas o forró come solto no conhecido Forró com turista.

Entrada Centro de Turismo em Petrópolis

Entrada Centro de Turismo em Petrópolis

Endereço: Rua Aderbal de Figueiredo | 980 – Petrópolis. Horários de funcionamento: Dom 08:00 – 18:00 / Seg – Sáb 08:00 – 19:00

Centro de Artesanato da Praia dos Artistas – É um dos centros mais tradicionais de Natal. O movimento é grande devido a sua diversidade de artigos populares. Os preços são mais atraentes do que as lojinhas na orla de Ponta Negra. O local é perfeito para comprar castanhas e lembrancinhas.

Endereço: Av. Pres. Café Filho, s/n – Praia do Meio.

• LITORAL NORTE

O litoral Norte é repleto de atrações que vão justificar a sua vinda a cidade. Praias como Genipabu e Maracajaú são passagens obrigatórios, assim como as lagoas de Jacumã e Pitangi. Clique aqui para descobrir o que o Norte tem de melhor.

A imagem abaixo é um estímulo para você acessar a matéria completa.

Dunas douradas

Dunas douradas

• LITORAL SUL

O Litoral Sul se destaca pelas belíssimas lagoas e a Praia da Pipa.

pipa-natal-rn

Típico cenário do Litoral Sul de Natal

Pipa é o balneário procurado pelo jovens que buscam uma boa praia durante o dia, e vida noturna agitada.

Confira a matéria completa aqui.

Posts Relacionados