Situada na costa leste da Península de Yucatán, Cozumel é a maior ilha do México, com 50 km de extensão. Apesar do crescimento do turismo nos últimos anos, a sua única cidade, San Miguel, mantém muito do seu charme original e tem boas opções de compras e vida noturna.

O balneário turístico possui boa gastronomia, praias sublimes de águas transparentes e magníficas formações de corais da Grande Barreira da Mesoamérica, a segunda maior do planeta. Não é à toa que Cozumel possui um dos pontos de mergulho mais disputados do planeta.

Cozumel

IDIOMA

Espanhol.

MOEDA

Peso mexicano (MXN), mas o dólar americano é amplamente aceito. A maioria dos hotéis, lojas e restaurantes de médio e grande porte aceita os principais cartões de crédito.

VISTO

Os brasileiros não necessitam de visto para entrar no México.

QUANDO IR

De fevereiro a abril, fora da temporada de chuvas e furacões. Janeiro, novembro e dezembro também são bons meses, pois o clima é fresco.

A temporada oficial de furacões vai de julho a novembro, mas a maioria dos furacões ocorre em agosto e setembro. Os meses mais chuvosos são junho, setembro e outubro.

COMO CHEGAR

É possível chegar pelo aeroporto internacional de Cozumel, mas a maioria dos turistas vai de lanchas e ferries que atravessam durante todos os dias as águas entre Playa del Carmen e o píer de Cozumel. A travessia por meio dos ferries rápidos leva em torno de 30 minutos.

Cozumel é uma ilha que está na rota de várias empresas de cruzeiros marítimos, então é bem comum alcançar o destino a bordo dos imensos navios. Opções de empresas: MSC CruzeirosNorwegian Cruise Line, Costa Cruzeiros, Royal Caribbean etc.

QUANTOS DIAS

Em dois dias é possível conhecer bem a ilha e mergulhar de cilindro. Se você só tiver um dia disponível, não tem problema. Concentre-se em dar a volta na ilha, conhecendo as principais praias e pontos de mergulho.

ONDE SE HOSPEDAR

O centro da ilha é o lugar ideal para quem deseja ficar junto à estrutura comercial e do agito noturno (baladas, barzinhos e restaurantes).

Quem deseja se hospedar de frente de uma praia paradisíaca, deve optar por regiões fora do centro da ilha. As praias do leste são lindas, mas possuem mar perigoso e ondas fortes. A parte oeste possui praias mais seguras e os melhores pontos de mergulho.

O Intercontinental Presidente Cozumel (diárias a partir de R$700) é um dos maiores resorts da ilha e muito procurado por brasileiros. Está localizado entre o parque Chankanaab e o centro da ilha.

Se desejar respirar a brisa fresca do mar e ficar próximo a um bom ponto de mergulho, o Iberostar Cozumel All Inclusive ou o El Cozumeleno Beach Resort All Inclusive são boas opções na Playa Palancar.

COMO CIRCULAR

Se você deseja dar a volta pela ilha para conhecer as praias e parques, é recomendável fazer a locação de um carro ou scooter no centro da ilha.

Se a intenção é relaxar em apenas uma praia ou um parque, opte pelo táxi. Quem deseja fazer um passeio de barco pode contratar o serviço direto no centro, não sendo necessário pegar nenhum tipo de transporte.

O QUE FAZER

Clique aqui e confira as atrações da ilha.

ROTEIRO DE UM DIA EM COZUMEL

Posts Relacionados