COPA RÚSSIA 2018: AQUECIMENTO

O Brasil já está com vaga garantida na Copa 2018 na Rússia. Por isso, é bom começar a se planejar.  Saiba mais sobre a moeda local, clima, voos e visto.

COPA Rússia 2018 | VISTO

Desde 2010, Brasil e Rússia estabeleceram um regime de isenção de visto. Isso quer dizer que os brasileiros podem viajar para a Rússia, sem a necessidade de um visto, por períodos de até 90 dias.

COPA Rússia 2018 | MOEDA

A moeda local é “rúblo” e você pode levar dólares ou euros para trocar. Existem inúmeras casas de câmbio espalhadas pelas ruas, que são facilmente reconhecíveis pelos chamativos letreiros digitais nas fachadas, mostrando o curso do câmbio em tempo real. Outra opção para trocar seus dólares ou euros por rúblos é nos bancos. Na Rússia os bancos funcionam também nos fins de semana, em alguns casos até aos domingos. Os bancos são mais discretos que as casas de câmbio, mas também são facilmente reconhecíveis.

COPA Rússia 2018 | CLIMA

Apesar de muitos brasileiros acharem que na Rússia neva o ano todo, o clima na época da Copa deve variar entre 20ºC e 30ºC, podendo esfriar até uns 15ºC, de madrugada. Portanto, o brasileiro pode viajar sem medo, levando apenas algum casaco leve e/ou impermeável, para o caso de esfriar mais de madrugada ou pegar alguma chuva.

Vale lembrar que, nessa época do ano, quase não anoitece em algumas cidades russas como Moscou e São Petersburgo. Essa última cidade ficou famosa por suas Noites Brancas. Em Moscou, por exemplo, pode acontecer de anoitecer às 10 da noite e amanhecer às 3 da manhã.

COPA Rússia 2018 | VOOS

Atualmente não há voos diretos para a Rússia, saindo do Brasil. Algumas das maiores companhias (como Emirates, Lufthansa, Swiss, KLM, Airfrance e TAP) operam voos para a Rússia com 1 ou 2 escalas. Mas quem sabe se até lá as companhias não passam a oferecer voos diretos para a Rússia?

Você também pode escolher um voo que tenha escala em algum outro país na Europa, fazer um stopover para conhecer mais uma cidade e depois ir para São Petersburgo ou Moscou. A KLM faz parada em Amsterdam, a Lufthansa em Munique, Air France em Paris, a Swiss em Zurique e a British Airways em Londres.

COPA Rússia 2018 | TRANSPORTE ENTRE CIDADES

Entre as cidades-sede é possível viajar de trem ou avião.

Algumas companhias aéreas russas oferecem voos internos com preços convidativos, como por exemplo, a S7 Airlines, a Pobeda Airlines e a Aeroflot.

Já o sistema russo de trens é um dos maiores do mundo, presente em praticamente todos os estados e cidades do país. Uma boa dica é procurar trens noturnos, assim você ganha tempo e economiza em uma diária de hotel. Existem diversos tipos de trens. De Moscou para São Petersburgo, por exemplo, a viagem pode durar de 3 horas e 30 minutos indo de trem bala a até mais de 9 horas em trem comum. Se você quer assentos mais confortáveis, vale comprar com antecedência aqui.

Esse ano, durante a Copa das Confederações, os torcedores que fizerem um cartão de identificação chamado “Fan ID”, poderão usar gratuitamente alguns transportes públicos entre cidades, transfer do aeroporto para a cidade e trens intermunicipais.  A promessa é que essa gratuidade aconteça também no período da Copa 2018.

COPA Rússia 2018 | INFORMAÇÕES ÚTEIS

Voltagem:

220V

Tipo de tomada:

Tipo C :: duas bolinhas paralelas

Fuso Horário nas cidades-sede:

Ekaterinburgo :: UTC/GMT +5  :: 8 horas a mais que o horário de Brasília

Samara :: UTC/GMT +4  :: 7 horas a mais que o horário de Brasília

Kaliningrado :: UTC/GMT +2  :: 5 horas a mais que o horário de Brasília

Moscou e outras cidades :: UTC/GMT +3  :: 6 horas a mais que o horário de Brasília

Fique ligado nas nossas dicas exclusivas sobre a Rússia. Siga o Modo Férias nas redes sociais para não perder os próximos posts e notícias!

www.instagram.com/modoferias  ::  www.facebook.com/modoferias

Posts Relacionados